A 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), acontece no Egito desde a semana passada, durante a conferência, o Tocantins deve apresentar e desenvolver esforços para diminuir o desmatamento e a degradação florestal no Estado.
A capital deve implementar um plano de ação climática, através do processo do pacto global da prefeita Cinthia Ribeiro, em conjunto com secretários e ex-secretários. A participação da prefeita na COP 27 foi a convite da rede global ICLEI, e representou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na conferência da ONU. Além da prefeita, a comitiva foi composta pelo presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Giovanni Assis; o secretário de Regularização Fundiária, Fábio Chaves; a chefe de Gabinete da Prefeita, Maíra Galvão e a assessora de imprensa, Maria Letícia Ferreira Gomes.
Gastos extras da participação da prefeita na conferência
De acordo com o jornal do Tocantins, Dubai foi o destino final da viagem ao Egito da comitiva da prefeita Cinthia, com o valor em diárias gastos cerca de R$ 262,5 mil.
Ainda segundo a fonte citada, abaixo os valores gastos:
O que é a COP?
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC) é um tratado internacional com o objetivo de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. Em sua 27ª edição, a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas – COP 27 tem como lema “Juntos para a implementação”, que sinaliza concretizar os acordos firmados anteriormente, como o de Paris. O evento, realizado desde 1995, reúne líderes de praticamente todos os países.
Uma COP sempre termina com a divulgação de um documento ou carta final, espécie de pacto entre os países com os compromissos para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Leia mais:
ONU anuncia investigação alegada “vigilância” a delegação alemã durante COP 27.
Relacionado
Link para compartilhar: