Sua notícia diária em primeia mão!
quarta-feira 2, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quarta-feira 2, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Luís Barroso pede que PF investigue ataque hacker ao sistema do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, pediu hoje 16, que a Polícia Federal (PF) investigue ataques cibernéticos aos sistemas da Corte. 

Durante coletiva de imprensa no início da noite, Barroso disse que há suspeitas de articulação de grupos para desacreditar o sistema de votação. 

Ontem 15, durante o horário da votação, o sistema de informática do TSE foi alvo um ataque de múltiplos acessos. No entanto, o ataque foi neutralizado pelo sistema de defesa e não houve vazamento de dados, segundo o tribunal.

As tentativas de invasão foram feitas por meio de servidores localizados no Brasil, Estados Unidos e Nova Zelândia. Esse sistema não tem relação com a apuração dos votos, que ocorre por meio de uma rede privada. 

No mesmo dia, foram divulgados na internet dados pessoais de ex-servidores e ex-ministros. Segundo o presidente, os dados são antigos e foram liberados em sites da internet para tentar desacreditar a segurança da votação. 

“Os dados vazados tinham mais de dez anos de antiguidade e divulgação foi feita no dia das eleições para procurar causar impacto e trazer a impressão de fragilidade no sistema. Ao mesmo tempo que esses dados foram vazados, milícias digitais entraram imediatamente em ação tentando desacreditar o sistema. Há suspeitas de articulação de grupos extremistas que se empenham em desacreditar as instituições, clamam pela volta da ditadura, e muitos deles são investigados pelo STF”, afirmou. 

Sobre o atraso de três horas na divulgação dos resultados, Barroso disse que a Oracle, empresa responsável pelo computador que apresentou defeito, será acionada para tentar resolver o problema para o segundo turno.  

A forma de totalização (soma dos votos) centralizada no TSE vai continuar no segundo turno. Nas eleições passadas, a totalização era feita pelo tribunais regionais eleitorais e foi alterada por motivos de segurança e de custos.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

F6 da Fama: Conflitos, emoções e cifras milionárias marcam o sertanejo nesta semana

🔸 Família de Marília Mendonça em rota de colisão nas redes A disputa pela guarda do pequeno Léo, filho de...

Eduardo Gomes grava vídeo em defesa da estabilidade em Palmas: “Não medirei esforços para garantir respeito à vontade popular”

Diretamente de Lisboa, senador se posiciona sobre afastamento de Eduardo Siqueira e pede prudência no debate político Em meio à...

Após cassação de Eduardo, Velozo defende mudanças e diz que Palmas “não ficará refém de ninguém”

Prefeito interino rebate críticas sobre nomeações externas e diz que a gestão terá sua marca pessoal; população é convocada...

Profecia gravada em 2022 reaparece após pastor assumir Prefeitura de Palmas e reacende debate sobre fé e poder político

Vídeo viral cita entrega da “chave da cidade” e é usado por apoiadores de Carlos Velozo como confirmação espiritual...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Inflação desacelera e impacto chega lentamente aos preços; arroba do boi segue firme no Tocantins

A inflação no Brasil iniciou o segundo semestre em ritmo de desaceleração, segundo dados do Boletim Focus, divulgados pelo...

Mudanças no Trello irritam usuários: “Acabaram com a usabilidade”, dizem internautas

Limitações no plano gratuito da plataforma de organização impactam pequenas equipes, ONGs e voluntários; especialistas apontam perda de confiança O...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img