Sua notícia diária em primeira mão!
quinta-feira 10, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Páscoa saudável: especialista tira dúvidas sobre saúde bucal e o consumo de chocolate; cáries, clareamento dentário e sensibilidade

A época do ano mais aguardada pelos amantes de chocolate está chegando: a páscoa. É quase que inevitável ficar longe de um chocolate neste período. Por onde passa é possível ver vitrines recheadas de barras, bombons e dos famosos ovos. 

Com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a higiene bucal e o aparecimento de cáries. Então para comemorar um feriado próspero e com muitos sorrisos em família, o odontólogo Douglas Duque, mais conhecido como Mago das Lentes, por atuar na área de estética bucal, desmistifica algumas ideias sobre os chocolates e o aparecimento de cáries.  

O que o chocolate pode causar nos dentes? 

Segundo o especialista, as cáries são causadas, principalmente, pela ausência de higiene bucal e  ingestão exagerada de alimentos açucarados. “Como todo mundo sabe a cárie é uma doença que depende do açúcar, para formar o muco e agregar no seu dente. Então o excesso de chocolate pode gerar cáries  nos pacientes, uma vez que não cuidam bem da higienização”, explica. 

Como se prevenir nessa Páscoa? 

Com esse período do ano, em que o chocolate se torna inevitável, Duque explica que é importante manter uma boa higiene bucal e evitar o consumo exagerado. “É importante escovar os dentes após as refeições, e é claro, evitar o consumo excessivo de chocolate”
 

Chocolate aumenta a sensibilidade nos dentes? 

Outra dúvida comum é a respeito do consumo de chocolates e a sensibilidade bucal.  A sensibilidade dentária é um problema que afeta a polpa do dente. O cenário normalmente acontece quando o esmalte sofre um desgaste, deixando a dentina exposta, com cárie. Por isso é possível sentir dor ao mastigar. “Existe uma teoria relacionada aos doces na retração gengival, dessa forma ele puxa o soluto, gerando um movimento do líquido dentinário, ou seja gerando sensibilidade. No caso de uma cárie o doce gera, sim, sensibilidade”, explica o especialista.  

Chocolate amargo pode dar menos cáries? 

“Pela quantidade menor de açúcar e maior de cacau a possibilidade de causar cáries é mais baixa, uma vez que a cárie é dependente do açúcar”.

Quanto tempo depois do clareamento pode comer chocolate? 

“Antigamente se falava de 7 a 15 dias, porém hoje em dia nós sabemos que artigos científico modernos, não abordam interferência, o único requisito é a higiene bucal após a ingestão desses tipos de alimentos.” 

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

🎤 F6 da Fama | Voz de fé, IA de publi e make no carrinho: os 6 destaques que ferveram o mundo pop nesta...

Enquanto o mundo gira no feed e a fama se reinventa a cada atualização, algumas figuras souberam como ninguém...

Bastidores da Política | Guaraí e Tocantins em Movimento: Reaproximações, Nomeações e Estratégia Eleitoral

1. PL deve integrar base do governo Wanderlei O Partido Liberal (PL) sinaliza alinhamento com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos)...

Governo do Tocantins garante transparência e diz que repasses do ICMS estão corretos

  Em reunião realizada nesta terça-feira, 8, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), recebeu o...

Justin Bieber explode contra paparazzi e desabafa: “Vocês não se importam com seres humanos”

Justin Bieber voltou a ser assunto mundial após um vídeo em que aparece visivelmente abalado, confrontando paparazzi em Palm...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Docente da UniCatólica integra comitê nacional sobre drogas em parceria com ONU e Ministério da Justiça

Nos dias 2 e 3 de abril, a professora Ana Carolina Peixoto do Nascimento, docente do curso de Psicologia...

Quase 60% dos médicos não praticam exercícios: campanha nacional propõe mudança urgente de hábitos

o estudo “Qualidade de Vida dos Médicos”, conduzido pelo Research Center da Afya, traz um número alarmante: 59% dos...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img