Em uma movimentação política significativa, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), realizou alterações em cargos estratégicos do governo. No dia 24 de fevereiro de 2025, foi publicada no Diário Oficial do Estado a nomeação do ex-deputado federal Osires Damaso (Republicanos) para a presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Este cargo era anteriormente ocupado por um indicado do deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas).
Além dessa mudança, Edilciney Lopes Pereira foi nomeado para a Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas, pasta que Vicentinho Júnior havia ocupado durante sua licença da Câmara dos Deputados no período eleitoral do ano anterior.
Em resposta às alterações, no mesmo dia, Vicentinho Júnior fez uma publicação enigmática em suas redes sociais: “GRATIDÃO é reconhecer que tudo aquilo que você tem está onde deveria estar, no tempo e na hora certa. Não queira além do que você tem. Acredite: cada coisa tem o seu devido lugar! Bom Dia Tocantins, VAMOS À LUTA!!!!”.
Osires Damaso, natural de Campinorte (GO), tem 61 anos e uma trajetória política destacada no Tocantins. Foi deputado federal entre 2019 e 2023 e exerceu dois mandatos como deputado estadual, de 2011 a 2018. Em 2024, candidatou-se à prefeitura de Paraíso do Tocantins, porém não obteve êxito.
As nomeações e a reação de Vicentinho Júnior indicam possíveis reconfigurações nas alianças políticas do estado, refletindo a dinâmica e as disputas internas por espaços de poder no governo tocantinense.
Link para compartilhar: