A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou nesta quarta-feira (25) que a Esquadrilha da Fumaça se apresentará nas cidades de Porto Nacional e Palmas, nos dias 5 e 6 de julho, respectivamente. A agenda foi articulada a pedido do vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, durante reunião com a cúpula da FAB em Brasília.
Reconhecida internacionalmente pela precisão técnica e pelo espetáculo visual de suas acrobacias, a Esquadrilha da Fumaça é considerada um dos maiores símbolos do profissionalismo das Forças Armadas. As apresentações fazem parte da agenda oficial da FAB e têm caráter cívico, educativo e cultural, promovendo o engajamento da sociedade com os valores da Aeronáutica.
A confirmação da agenda ocorreu em audiência com o Major-Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior, comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, e com o Coronel Aviador Nicolas Silva Mendes, comandante da Base Aérea de Brasília. Também participaram o Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira e o Major Aviador Breno Almeida, ambos assessores parlamentares da FAB.
O senador Eduardo Gomes agradeceu à Aeronáutica pela prontidão e destacou o simbolismo das apresentações. “A Esquadrilha da Fumaça representa o que há de melhor na Força Aérea Brasileira e vai proporcionar à população do Tocantins um espetáculo de civismo, patriotismo e excelência técnica. Agradeço à FAB pela parceria e por atender nosso pedido com tanta atenção e respeito ao povo tocantinense”, afirmou o parlamentar.
As apresentações da Esquadrilha da Fumaça costumam reunir milhares de espectadores e são marcadas por manobras que desafiam a gravidade, voos sincronizados e desenhos no céu feitos com fumaça branca. Além do aspecto visual, os eventos promovem o contato direto da população com integrantes da FAB, que costumam interagir com o público após os voos.
Segundo a assessoria do senador, a confirmação da agenda reforça o papel do Tocantins no calendário nacional de eventos cívicos e demonstra o compromisso com a valorização das Forças Armadas. A expectativa é que as apresentações em Porto Nacional (5 de julho) e Palmas (6 de julho) também mobilizem escolas, autoridades locais e famílias de toda a região.
A programação completa dos eventos, com horários e pontos de exibição, deve ser divulgada nos próximos dias pelas prefeituras municipais e pela própria FAB.
Link para compartilhar: