Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Desde Março de 2018

Catequese desta quarta-feira (26) no Vaticano destacou a sede de amor e reconciliação de Jesus no encontro com a mulher samaritana, dentro do ciclo para o Jubileu 2025.

-

spot_img

Papa Francisco reflete sobre o encontro com a samaritana e destaca: “Jesus se deixa encontrar quando já não esperamos”

Catequese desta quarta-feira (26) no Vaticano destacou a sede de amor e reconciliação de Jesus no encontro com a mulher samaritana, dentro do ciclo para o Jubileu 2025.

Por Diário Tocantinense 📍 Cidade do Vaticano | 26 de março de 2025– Dando continuidade ao ciclo de catequeses proposto para o Jubileu 2025, com o tema “Jesus Cristo, nossa Esperança”, o Papa Francisco dedicou sua reflexão desta quarta-feira (26) ao emocionante encontro entre Jesus e a mulher samaritana, descrito no capítulo 4 do Evangelho de João. O ciclo segue a série “A vida de Jesus. Os Encontros”, que tem explorado momentos transformadores do ministério de Cristo.

O Santo Padre destaca que, muitas vezes, é justamente quando já não esperamos nada que Jesus se deixa encontrar, surpreendendo-nos com Sua misericórdia e amor. “Jesus nos espera e se faz encontrar justamente quando pensamos que para nós já não há esperança”, afirma o Papa. Esse reencontro com o amor é o que nos permite reler a própria história sob uma nova luz.

No episódio da samaritana, Jesus escolhe atravessar a Samaria, contrariando a lógica social e religiosa de sua época. Ele para junto de um poço, ao meio-dia, onde encontra a mulher — alguém excluída, talvez marcada por culpa e vergonha. Ela não esperava encontrar ninguém naquele horário escaldante, mas ali estava Aquele que transforma corações.

“O poço era, no contexto do Oriente Médio, um lugar de encontros, até mesmo para noivados. Jesus quer ajudar esta mulher a entender onde procurar a verdadeira resposta ao seu desejo de ser amada”, escreve Francisco. O diálogo começa com um pedido simples: “Dá-me de beber”. Segundo o Papa, esse pedido é também uma revelação: “Jesus tem sede da fé dela”.

Enquanto Nicodemos encontrou Jesus à noite, a samaritana o encontrou ao meio-dia, “a hora em que há mais luz”. A mulher, antes marcada por uma vida desordenada, passa a ser iluminada pela presença do Messias. Francisco explica que o número de relacionamentos mencionados no texto bíblico (cinco maridos e um sexto homem) não é à toa — ele representa a imperfeição. O sétimo, aquele que traz plenitude, é o próprio Jesus.

Em um gesto de libertação, a mulher abandona seu cântaro — símbolo de sua carga, de suas dores — aos pés de Jesus e corre para anunciar sua experiência à aldeia. “É da experiência de se sentir amada que surge a missão”, ensina o Papa.

Ela não leva uma doutrina complexa, mas seu testemunho de perdão e acolhida. Essa atitude evangelizadora brota do coração reconciliado. “Para irmos anunciar o Evangelho, precisamos primeiro depositar aos pés do Senhor o peso da nossa história. Só as pessoas reconciliadas podem levar o Evangelho”, pontua Francisco.

Encerrando sua catequese, o Papa faz um forte apelo à esperança:
“Mesmo que a nossa história pareça pesada, complicada, talvez até mesmo arruinada, temos sempre a possibilidade de a entregar a Deus e recomeçar a nossa caminhada. Deus é misericórdia e nos espera sempre!”

Link para compartilhar:

Últimas noticias

F6 da Fama: Conflitos, emoções e cifras milionárias marcam o sertanejo nesta semana

🔸 Família de Marília Mendonça em rota de colisão nas redes A disputa pela guarda do pequeno Léo, filho de...

Eduardo Gomes grava vídeo em defesa da estabilidade em Palmas: “Não medirei esforços para garantir respeito à vontade popular”

Diretamente de Lisboa, senador se posiciona sobre afastamento de Eduardo Siqueira e pede prudência no debate político Em meio à...

Após cassação de Eduardo, Velozo defende mudanças e diz que Palmas “não ficará refém de ninguém”

Prefeito interino rebate críticas sobre nomeações externas e diz que a gestão terá sua marca pessoal; população é convocada...

Profecia gravada em 2022 reaparece após pastor assumir Prefeitura de Palmas e reacende debate sobre fé e poder político

Vídeo viral cita entrega da “chave da cidade” e é usado por apoiadores de Carlos Velozo como confirmação espiritual...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Inflação desacelera e impacto chega lentamente aos preços; arroba do boi segue firme no Tocantins

A inflação no Brasil iniciou o segundo semestre em ritmo de desaceleração, segundo dados do Boletim Focus, divulgados pelo...

Mudanças no Trello irritam usuários: “Acabaram com a usabilidade”, dizem internautas

Limitações no plano gratuito da plataforma de organização impactam pequenas equipes, ONGs e voluntários; especialistas apontam perda de confiança O...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img