Na manhã desta quarta-feira (09/10), a deputada estadual pevista, Claudia Lelis falou com exclusividade ao Diário Tocantinense reafirmando o seu apoio pessoal a candidatura de Janad Valcari (PL), para as eleições deste segundo turno. Lelis e Ivory assinaram uma nota liberando os partidos da Federação “Brasil da Esperança’ (PV, PCdoB e PV) para a escolha de seus candidatos.
“Meu apoio é para a Janad minha candidata. O meu grupo que é o do governador Wanderlei apoia ela e eu vou seguir o meu grupo e com relação a Federação resolvemos liberar os partidos para fazerem as suas decisões individuais”, declarou Cláudia Lelis ao Diário Tocantinense em relação ao segundo turno.
A Federação esteve com Junior Geo (PSDB), embora Lelis e Ivory de Lira estejam em palanques diferentes e devido a divergências internas os dois parlamentares seguiram rumos diferentes no 1º turno e continuaram no 2º turno com Janad.
Tanto Janad com Lira emitiram uma nota ontem (08/10), defendendo a liberação dos seus filiados, militantes e candidatos, contrapondo a Roberta Tum do PC do B, em conversa com o portal Diário Tocantinense “A Federação é composta pelos partidos de esquerda que são contrários ao campo Bolsonarista. Eu não posso falar pelo PV, mais pelo PC do B, nós decidimos unânime e decidimos por apoiar um candidato que seja Bolsonarista e um candidato de direita que tem abertura e quer conversar conosco. O deputado Ivory se desligou das tratativas e não responde pelo partido eu e a Germana Pires (Presidente Regional), juntamente com o grupo estaremos dialogando com o candidato Eduardo Siqueira (Pode), e o grupo juntamente com a prefeita Cinthia e o deputado Junior Geo também está definindo esse apoio e estará conosco nesse segundo turno histórico”.
Leia a íntegra das notas:
“Primeiramente gostaríamos de parabenizar a democracia brasileira e o nosso sistema eleitoral que em quatro horas após o encerramento da votação de domingo, 6, trouxe os prefeitos e vereadores de mais de 5.500 municípios brasileiros, bem como aqueles que disputarão o segundo turno em algumas dezenas deles.
Da mesma forma, o Tocantins conheceu 138 dos seus 139 prefeitos e todos os seus vereadores, tendo como única excessão a capital Palmas, onde haverá segundo turno entre Eduardo Siqueira Campos e Janad Valcari.
O PV e o PCdoB, que fazem parte de uma federação que inclui ainda o Partido dos Trabalhadores (PT), entendem que apesar da manifestação recente do ex-senador Donizeti Nogueira, integrante deste último, em apoiar pessoalmente a candidatura de Eduardo Siqueira Campos, e suas recomendações para que os partidos e seus integrantes façam o mesmo, a sua posição não reflete o pensamento plural que compõe a federação e os membros dos seus partidos, motivo pelo qual entendemos que o caminho correto a seguir é liberar os filiados para apoiar o candidato ou candidata preferido, sem imposições ou retaliações.
Como integrantes da gestão do Governador Wanderlei Barbosa, que declarou desde o primeiro turno o apoio à candidata Janad Valcari, PV e PCdoB entendem que, para além do pragmatismo, o momento exige decisões programáticas e sem ranços ideológicos, devendo prevalecer os princípios democráticos que regem os partidos desde a sua criação e a pluralidade de ideias, motivos pelos quais reiteramos a disposição de liberar os integrantes das agremiações para seguir as suas próprias consciências em relação ao projeto que acreditam ser melhor para o futuro da nossa amada capital Palmas.
Palmas-TO, 8 de outubro de 2024
Cláudia Lélis
Deputada estadual do Partido Verde
Ivory de Lira
Deputado estadual e Presidente estadual licenciado do Partido Comunista do Brasil”
“O Comitê do PC do B do Tocantins e do Municipal de Palmas vêm a público registrar que o posicionamento expresso na nota assinada pelo deputado Ivory de Lira, presidente licenciado do partido no Estado, em conjunto com a deputada Cláudia Lélis, do PV, na defesa da liberação dos filiados dos partidos que integram a Federação Brasil da Esperança para apoiarem quem desejarem no 2º turno das eleições na capital tocantinense, tem um caráter pessoal e não representa a posição do partido.
Informam, ainda, que, na segunda feira, 7, o Comitê Municipal do PC do B de Palmas, por unanimidade, aprovou indicativo de apoio à candidatura de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) no 2º turno das eleições, em razão de resolução nacional pela qual o partido, nas situações em que seu candidatono 1º turno não conseguiu chegar ao 2º, deve lutar para derrotar os candidatos que representam o bolsonarismo e a extrema-direta, no caso de Palmas, a deputada Janad Valcari, do PL.
Já a Comissão Executiva Estadual se reunirá nesta quarta-feira(9) para tomar uma posição, que deverá, em razão de consulta prévia já realizada, acompanhar o Comitê Municipal e a orientação nacional da legenda, restando para a efetivação deste apoio uma etapa de diálogo com o candidato, que será conduzida em bloco com a Federação Palmas Brasil da Esperança e os partidos da Federação PSDB/Cidadania.
Seguimos firmes no campo democrático dialogando neste momento com uma candidatura que, embora situada no campo conservador, posicionou-se aberta ao diálogo e à composição em defesa da Palmas que queremos.
Palmas, 9 de outubro de 2024
Germana Pires Coriolano
Presidente em exercício do PCdoB do TO
Roberta Tum
Presidente do Comitê Municipal do PCdoB
Relacionado
Link para compartilhar: