Estudo revela fenômeno cósmico sem precedentes na galáxia

Redação I Giovana Cecília I Thiago Alonso

Um fenômeno cósmico intrigante está acontecendo no núcleo distante da galáxia SDSS1335+0728, a cerca de 300 milhões de anos-luz da constelação de Virgem. Desde 2019, os astrônomos observam uma mudança brusca e prolongada no brilho dessa galáxia, que já dura mais de quatro anos.

"A observação desse comportamento é verdadeiramente sem precedentes", comenta Eduardo Silva pesquisador de astrofísica em uma universidade de Goiás ao Diário Tocantinense, sobre a descoberta. O núcleo da SDSS1335+0728 tem emitido intensamente luz ultravioleta, infravermelha e, mais recentemente, raios X desde fevereiro de 2024.

Os cientistas destacam que essas variações intensas no brilho são diferentes de eventos astronômicos comuns, como explosões de supernovas ou eventos de ruptura de maré. Essas descobertas são cruciais para entender como buracos negros massivos, geralmente adormecidos e invisíveis, interagem de forma tão vigorosa com seu ambiente.

Estudos anteriores já mostraram galáxias que mudam de inativas para ativas ao longo do tempo, mas é a primeira vez que os cientistas observam diretamente o despertar de um buraco negro massivo em tempo real. Eduardo Silva planeja continuar observando essa galáxia para descartar outras possíveis explicações, como eventos de ruptura de maré extremamente lentos ou novos fenômenos cósmicos.

Essa descoberta desafia os modelos teóricos sobre a evolução das galáxias e oferece uma oportunidade única para estudar como esses gigantes cósmicos influenciam o ambiente ao seu redor.

Fala Comunidade