Os discursos foram interrompidos em vários momentos por protestos vindos da plateia

Da Redação

O clima nesta manhã, 02, na Praça dos Girassóis, que fica no centro da capital Palmas, ficou tenso. Desde às 10h do dia vários manifestantes estiveram em protesto contra a concessão do Parque Estadual do Jalapão, que foi aprovada no mês passado na Assembleia Legislativa (AL). Houve até fechamento das portas do Palácio Araguaia.

Dentre os protestantes, estavam representantes das comunidades quilombolas e empresários da área do turismo que possuem atividades no parque. A negativa à concessão não é nova, pois desde que a proposta foi divulgada, houve recusa por parte desse grupo, além dos moradores da região. Apesar das manifestações, nenhum representante pode participar da coletiva. No fim de agosto a Justiça Federal negou um pedido de suspensão de todo o processo. 

A principal reivindicação da comunidade é que houve falta de participação das comunidades que vivem nos locais, como no caso do Jalapão.

O presidente da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo, Fernando Torres, explica o que motivou a mobilização. 

"A nossa mobilização pede transparência nesse processo de concessão do parque. A gente busca o governo desde 2018 para fazer esse ordenamento, construir um projeto com a comunidade, inserir a população. A gente nunca foi ouvida e de repente se depara com esse processo de concessão acontecendo na calada da noite e de uma maneira muito rápida", comentou.

Concessão

Durante a coletiva, o governo do Tocantins informou que um estudo preliminar sobre a concessão será divulgado no próximo dia 30 de setembro. Após essa divulgação, os que se interessarem terão, segundo o governo, abertura para tirar dúvidas e contribuir com sugestões. 

A sessão da aprovação dessa concessão, ainda em agosto, foi marcada pela tensão entre os representantes dos moradores da região e os parlamentares. Os discursos foram interrompidos em vários momentos por protestos vindos da plateia.

Ainda no evento foram anunciadas as etapas que essa concessão vai seguir, sendo, então, 7 ao todo.
 
1 Etapa - Estudo para concessão;
2 Etapa - Consulta pública;
3 Etapa - Análise dos órgãos de controle;
4 Etapa - Publicação do edital;
5 Etapa - Realização do leilão;
6 Etapa - Assinatura do contrato de concessão;
7 Etapa - início da concessão;

- Gazeta do Cerrado

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp