Câncer de mama: vamos falar sobre isso? Perguntas e respostas sobre prevenção, detecção precoce e diagnóstico do câncer de mama.

Da Redação

Neste mês de outubro, uma campanha de conscientização entra em ação - Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

Dados do INCA

Segundo a Cartilha do Instituto Nacional de Câncer - INCA, o câncer  é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início. 

Veja o que diz a cartilha do INCA sobre o câncer de mama 

O câncer de mama é comum no Brasil? 

Sim. É o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. 

Só as mulheres têm câncer de mama?

 Não. Homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos). 

O que causa o câncer de mama? 

Não há uma única causa. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

É possível reduzir o risco de câncer de mama? 

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. 

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

 Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama. 

• Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.

 • Alterações no bico do peito (mamilo). 

• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço. 

• Saída espontânea de líquido de um dos mamilos. 

• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado! Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual.

Confira a cartilha completa aqui!

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp