Sua notícia diária em primeia mão!
quarta-feira 2, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quarta-feira 2, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Comédia “TinderElas no Divã” retorna aos palcos com nova temporada no Tocantins e reflexões sobre o universo feminino

A comédia teatral “TinderElas no Divã”, da Companhia A Barraca, retorna aos palcos em nova versão e com mais força, trazendo ao público tocantinense humor, emoção e reflexões profundas sobre as vivências femininas contemporâneas. A estreia será em Paraíso do Tocantins, no dia 5 de abril, no Teatro Cora Coralina, com entrada gratuita. Em seguida, o espetáculo segue para Palmas, nos dias 12 e 13 de abril, no Teatro Sesc Palmas, com ingressos populares de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Com classificação indicativa de 12 anos, a montagem traz um olhar afiado e divertido sobre as dores, conquistas e contradições da mulher brasileira moderna.

Entre risos e desabafos: uma noite chuvosa, cinco desconhecidas e um pacto de barulho

Na trama, cinco mulheres se encontram na sala de espera de uma sessão de terapia em plena noite chuvosa. Enquanto aguardam um terapeuta que nunca chega, decidem improvisar uma sessão coletiva — com vinho, confissões e gargalhadas. A partir desse cenário inusitado, o público é conduzido por temas como divórcio, maternidade solo, sexualidade, autoestima, envelhecimento e independência financeira.

“A comédia é uma ferramenta poderosa para abordar questões importantes. Esta peça equilibra humor e emoção, revelando a força da sororidade e o poder das mulheres em suas vulnerabilidades”, destaca Cinthia Abreu, produtora executiva e coordenadora geral da produção.

Elenco majoritariamente feminino celebra diversidade e protagonismo

Com 22 anos de trajetória, a Companhia A Barraca apresenta um elenco composto por Ana Kamila Castaño, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira, Magna Carneiro e Sheyla Virgínio, todas atrizes de destaque na cena teatral tocantinense. O espetáculo tem dramaturgia de Mariana Freitas e Mariana Ramos, direção de Cícero Belém e uma equipe técnica composta majoritariamente por mulheres (90%), reforçando o compromisso da companhia com o empoderamento feminino em todas as frentes de produção.

“As personagens são espelhos da sociedade. Cada espectador pode se identificar com suas dores e conquistas”, afirma Cleuda Milhomem, uma das protagonistas da peça.

Ações formativas e inclusão cultural

Além das apresentações em teatros, o projeto inclui sessões gratuitas em bairros periféricos de Palmas e ações formativas voltadas para mulheres. Essas ações incluem oficinas de teatro, oportunidades de estágio em produção cultural, sonoplastia, iluminação e outras áreas técnicas, proporcionando uma formação abrangente dentro do universo cênico.

Essa iniciativa faz parte do projeto “Apresentação e Ação Formativa do Espetáculo Teatral TinderElas no Divã”, contemplado pelo edital “Difusão Cultural – Artes Cênicas” da Lei Aldir Blanc (PNAB), com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Palmas.

Companhia A Barraca: arte como ferramenta de transformação social

Desde sua fundação em 2002, a Companhia A Barraca atua nas áreas de Arte, Cultura, Educação e Assistência Social, com destaque para a formação de plateias e multiplicadores culturais. Ao longo de sua história, o grupo soma mais de 300 alunos formados em projetos de arte-educação, 10 prêmios conquistados e mais de 20 espetáculos apresentados.

Segundo a atriz e produtora Cinthia Abreu, a peça é um convite à reflexão. “‘TinderElas no Divã’ fala das mulheres brasileiras e suas realidades múltiplas. É um reflexo do que queremos ver na sociedade: mais mulheres ocupando espaços — no palco e nos bastidores”, conclui.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Prefeito de Colinas, Kasarin, é multado por abuso de poder político e uso da máquina pública

TRE-TO manteve condenação do prefeito e do vice por condutas vedadas durante as eleições; decisão reforça o cerco a...

Palmas sob nova direção, alianças em ebulição e eleições de 2026 no radar: bastidores políticos agitam o Tocantins

Carlos Velozo troca nomes estratégicos, Ronaldo da Croma pode assumir a Secom, Gaguim aposta em novo nome para federal...

Fábio Gomes compara renomados cantores da atualidade a Fernando Pádua e destaca: “Ele merece mais espaço no mercado”

O influenciador e crítico musical Fábio Gomes, conhecido por suas análises criteriosas e comparações que sempre geram repercussão na...

“Banalizaram o ‘eu te amo’”: Hugo Alvarez fala ao Diário Tocantinense sobre nova música, fé, cavalos e sonho de cantar no Tocantins

Cantor sertanejo afirma que “o ‘eu te amo’ perdeu valor” e destaca influência de Zezé Di Camargo em sua...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Aprovada lei de Olyntho que garante 2ª via gratuita do RG para idosos, PcDs, indígenas e quilombolas no Tocantins

Redação I Diário Tocantinense- A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou, nesta quarta-feira, 2, em dois turnos de discussão...

Editorial: Eduardo Siqueira Campos não pode exigir lealdade quando nunca foi leal aos seus

Redação I Diário Tocantinense- O debate sobre lealdade política em Palmas ganhou contornos dramáticos após a prisão do prefeito...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img