TRE-DF mantém encerramento da votação e afirma que não há tempo para prorrogar prazo; TO e outros Estados não continuaram a votação

TRE-DF mantém encerramento da votação e afirma que não há tempo para prorrogar prazo; TO e outros Estados não continuaram a votação
Eleitores podem consultar o local de votação pelo e-Título ou pelos canais oficiais da Justiça Eleitoral (Foto: Divulgação/TSE)
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 25 de outubro de 2026 45

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal informou neste domingo (25) que não prorrogaria o horário de votação do segundo turno. O órgão alegou falta de tempo para comunicar todas as seções e destacou que parte das urnas já havia sido encerrada quando a extensão do prazo foi divulgada.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-DF, Andrey Bernardes, 36 seções já haviam transmitido seus resultados à central. “Não haveria tempo hábil para avisar todas as seções”, afirmou.

O tribunal também informou que, naquele momento, não havia recebido documento oficial do Tribunal Superior Eleitoral sobre a prorrogação. A manifestação ocorreu após a decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, de ampliar o recebimento de votos até as 19h em todo o país.

No Tocantins, informações encaminhadas à redação apontaram situações distintas. Em Goianorte, a votação continuou após as 17h. Em Colinas do Tocantins, houve relato de urnas já fechadas. As informações não permitem estabelecer que todas as seções desses municípios adotaram o mesmo procedimento.

A continuidade do atendimento depois das 17h também exige uma distinção: pelas regras anteriores, eleitores que já estivessem na fila no horário de encerramento tinham o direito de votar. Por isso, o atendimento após esse horário não comprova, sozinho, a aplicação da prorrogação.

Em Santa Catarina, a votação prosseguia nas seções onde ainda havia pessoas aguardando. No Paraná, eleitores nas filas também continuavam sendo atendidos, enquanto seções encerradas transmitiam seus dados.

Em Minas Gerais, o tribunal informou que a apuração seguia e que aguardava comunicação oficial. No Rio Grande do Sul, a área técnica esclareceu que urnas encerradas não poderiam ser reabertas. Em São Paulo, relatos de mesários indicavam seções fechadas e equipes aguardando orientações.

O cenário revelou dificuldades para executar a extensão do horário após o encerramento de parte das urnas, com diferenças entre os locais de votação e dúvidas sobre a aplicação da medida.

Notícias relacionadas