Na tarde desta sexta-feira (13), um incêndio de grandes proporções atingiu um centro de reciclagem de materiais na região norte de Palmas, na Arno 41, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). Segundo o tenente-coronel Alex Matos, comandante operacional do CBMTO, o fogo foi acionado por volta de 12h20, e de imediato as viaturas de combate foram deslocadas para o local. “Deslocamos todas as viaturas de combate de incêndio aqui do Centro de Palmas e, na sequência, solicitamos o apoio de mais equipes”, explicou o comandante.
Ao chegarem ao local, os bombeiros se depararam com um incêndio que atingia diversos tipos de materiais recicláveis, o que dificultou o combate por conta da alta inflamabilidade dos itens armazenados. “Era um depósito de reciclagem, com materiais diversos, o que complicou a situação”, afirmou Matos. Além das viaturas de combate, três caminhonetes de apoio, uma ambulância e um caminhão de suprimento de água foram enviados para dar suporte às operações. O combate contou ainda com o auxílio de um caminhão PIPA de uma empresa contratada pela prefeitura, que ajudou a garantir o abastecimento de água.
Segundo o tenente-coronel, em cerca de 40 minutos o fogo foi controlado. “Em torno de meia hora, mais ou menos 40 minutos, conseguimos controlar as chamas. A fumaça era muito preta no início, mas, quando passou a ser branca, já indicava que estávamos controlando o incêndio”, relatou. No entanto, devido à natureza do material, o trabalho de rescaldo se mostrou necessário para evitar o ressurgimento de pontos de calor. “Como é um depósito de material reciclável, há muito material a ser revirado para extinguir totalmente os focos quentes”, explicou o comandante.
O incidente mobilizou mais de 20 bombeiros, que trabalharam intensamente para controlar as chamas e garantir a segurança da área. A operação continua até que o rescaldo seja completamente finalizado e o local seja seguro o suficiente para ser entregue ao proprietário.
Não foram registradas vítimas no local, e as causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. O CBMTO segue monitorando a situação para evitar qualquer possibilidade de reignição do fogo.
Relacionado
Link para compartilhar: