Apesar de comemorada no mesmo dia, a data não tem relação com religiosidade e surgiu antes do feriado de Nossa Senhora.

Da Redação

O único feriado nacional do mês de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta quarta-feira, homenageia a padroeira do Brasil. No entanto, a data também é marcada pelo Dia das Crianças. Mas por que o Brasil comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro?

Apesar de comemorada no mesmo dia, a data não tem relação com religiosidade e surgiu antes do feriado de Nossa Senhora. 

Entenda 

Dia das Crianças - No dia 12 de outubro do ano de 1923, no Rio de Janeiro, então capital federal, sediou um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países. Era o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.

Galdino do Valle Filho, um dos deputados federais à época, elaborou o projeto de lei que estabelecia essa data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Já a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, relembra a história de pescadores que encontraram a imagem de uma santa no Rio Paraíba do Sul em 1717 e o milagre da multiplicação dos peixes. A Santa ganhou o nome de Nossa Senhora Aparecida e um feriado nacional em 1980, no governo de João Batista Figueiredo.

Relatos históricos dizem que a imagem da Santa foi encontrada na segunda quinzena de outubro de 1717 - ou seja, a aparição não aconteceu exatamente no dia 12 de outubro. Porém, a data de comemoração foi escolhida porque o dia 12 de outubro já abrigava outros fatos importantes no país. Uma dessas datas foi a chegada de Cristóvão Colombo às Américas, em 12 de outubro de 1942. Além dela, em 12 de outubro de 1822, após a independência do Brasil, a nação ganhou seu primeiro imperador, Dom Pedro I.



 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp