A cidade de Aracati receberá mais uma edição do Festival Canoa Blues, que traz cultura para a praia de Canoa Quebrada desde 2008

Redação I Ricardo Fernandes

A força do Blues nordestino é o centro do 16° Festival Canoa Blues. O evento irá apresentar shows gratuitos na Broadway , principal rua da praia de Canoa Quebrada, paraíso turístico do Ceará, com a guitarrista Débora Marc (CE), da cantora Nayra Costa (CE) e dos também guitarristas Anderson Camello (CE) e Eric Assmar (BA). Os artistas têm projeção nacional no cenário blueseiro. Palcos como os do coletivo Casa do Blues e de festivais de Guaramiranga, Capão Blues (Chapada Diamantina), Garanhuns e Rio das Ostras, além de casas como o Centro Cultural BNB e o Theatro José de Alencar, já estiveram nos roteiros dos artistas do Canoa Blues 2024.

O Canoa Blues se realiza desde 2008, sempre somando programação musical à arte-educação e ao desenvolvimento do empreendedorismo. "A comunidade de Canoa Quebrada é extremamente criativa, não só nos campos artísticos mas também nos do trabalho. O forte vínculo com o turismo acaba se unindo a elementos da cultura local e isso é um fator muito importante", explica o diretor do festival, Roberto Maciel. "Há ali um equilíbrio constante entre noções ambientais, tradições, gestão de negócios e arte. Esse diferencial torna Canoa Quebrada um destino único e, ao mesmo tempo, plural", observa, acrescentando: "É aí que se encaixa e foi aí que se formatou o Canoa Blues, que olha para o lado social, para o meio cultural e para o de direitos do cidadão com a mesma atenção".  

Neste ano, o Festival Canoa Blues tem como atração extra o Trio Huana, grupo de Reggae de Canoa Quebrada, que vai se apresentar na jam session de encerramento, na madrugada de sábado (27) para domingo (28.4), no Espaço Cultural Café Habana, que receberá os artistas para uma soma de estilos e talentos.

A agenda do Canoa Blues é integralmente gratuita, inclusive os shows, que se realizam em palco montado na rua principal.

A programação é a seguinte:

26.4, sexta - Débora Marc, às 22h
                   - Nayra Costa, às 23h
27.4, sábado - Anderson Camello, às 22h
                      - Eric Assmar, às 22h
                      - Jam session no Café Habana, com a Trio Huana, artistas participantes do Canoa Blues e convidados, a partir da meia-noite.

DÉBORA MARC - O interesse pelo estudo musical aconteceu na adolescência, quando a artista iniciou estudos no violão clássico aos 13 anos. Daí para se apaixonar pela guitarra foi um passo. Logo aos 14 anos começou a estudar guitarra influenciada por bandas como Deep Purple e Led Zeppelin, ambas com forte pegada de Blues, e Iron Maiden. "A guitarra sempre me fascinou. Inicialmente, a paixão veio do rock influenciada por Ritchie Blackmore, Jimmy Page e Steve Vai, mas com o passar do tempo descobri as diversas qualidades e versatilidades do instrumento. Minhas primeiras influências bluseiras vieram de Eric Clapton e Jeff Beck. Para mim, tocar é um divertimento, um prazer. Uma extensão de mim se debruça sobre a guitarra e me sinto completa", explica Débora.

NAYRA COSTA - Dona de uma das vozes mais expressivas da nova geração da música brasileira, a artista integra os cenários mainstream e underground cearense e já soma mais de 3 mil apresentações entre shows e participações especiais ladeada de grandes artistas. Reconhecida por sua extraordinária potência vocal, acumula mais de 20 anos de experiência profissional, passeando por variados estilos musicais. A cantora se apresentou em diversos palcos e cenários brasileiros. Além de ter feito apresentações no Chile, Nayra morou em Doha (Catar), onde fez apresentações no Hotel Sheraton. Em 2019, em temporada na cidade São Paulo, Nayra se apresentou com a banda Cidadão Instigado, na Virada Cultural, reproduzindo o álbum Dark Side Of The Moon de Pink Floyd. Integrou como backing vocal a banda que acompanhou diversos músicos do cenário nacional no Festival Lula Livre, na praça da República, para 80 mil pessoas, além de ter se apresentado com o projeto Mandacaru Jazz, em julho do mesmo ano, também na capital paulista e no IV Festival Internacional de Jazz de Valparaíso no Chile. Em 2015 cantou no Festival de Direitos Humanos ao lado de Luiz Melodia. Conquistou, com carisma e voz, o público brasileiro ao participar do primeiro The Voice Brasil, programa da Rede Globo, em 2012, chagando às semifinais.

ANDERSON CAMELLO - Destaque na cena musical de Fortaleza desde 1999, Anderson Camello é guitarrista e tem um atenção especial ao recurso do "slide" - no qual um cano de metal ou de vidro desliza sobre as cordas da guitarra, produzindo sons diferentes dos comuns ao instrumento e até simulando a voz humana. Anderson traz na bagagem musical uma forte essência nordestina, com forte influência negra, a qual respiraram o baião e o maracatu e alguns dos mais criativos mestres da música popular brasileira. É nessa música negra que o artista mostra seus conteúdos, destilando o impacto do Delta Blues de Robert Jonhson, do Blues elétrico de Elmore James e de Eric Clapton, juntamente com groove marcante da black music de Sly and The familly Stone e Parliament Funkadelic. Nesse sentido, tem desenvolvido vários projetos, sempre atento às possibilidades rítmicas da música mundial. Em 2011, Anderson Camello se lançou em carreira solo e desde então imprime sua marca nos espaços locais. "Sou, sobretudo, um músico do Ceará, que busca sempre a interação com a cultura popular e com a cidade, sem perder a universalidade de sua música", diz.

ERIC ASSMAR - Vencedor do Prêmio Caymmi de Música como Melhor Instrumentista (2015), o guitarrista, cantor e compositor baiano Eric Assmar é um dos principais nomes da nova safra de artistas de Blues e rock do Brasil. Ele tem três álbuns solo lançados: "Eric Assmar Trio" (2012), "Morning" (2016) e "Home" (2022). Atuou ao lado de nomes como Álvaro Assmar, Marcelo Nova, Os Panteras (Raul Seixas), André Christovam (pioneiro do blues no Brasil), Flávio Guimarães (Blues Etílicos) e realizou uma série de shows em festivais, como o SXSW (Austin/Texas, Estados Unidos, 2009), XI Fenart (João Pessoa/PB, 2010), Sesc"n"Blues (Ribeirão Preto/SP, 2011), VI Festival de Blues de Londrina (Londrina/PR, 2016), Festival de Jazz do Capão (Chapada Diamantina/BA, 2018), Paulo Afonso Jazz Festival (Paulo Afonso/BA, 2018), Blues Jazz Serra Grande (Serra Grande/BA, 2019), Festival Jazz no Castelo (Praia do Forte/BA, 2022) além de apresentações em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no circuito de casas de blues em grandes cidades do exterior, como Nova York (Outubro/2016), Toronto (Agosto/2017) e Londres (Fevereiro/2020). Além da atuação nos palcos, Eric também é pesquisador, professor de guitarra Blues, Doutor em Música (PPGMUS/UFBA) com pesquisa sobre perspectivas metodológicas do ensino da guitarra Blues no Brasil (2019) e Mestre em Etnomusicologia, pela mesma instituição, com pesquisa sobre os discursos musicais e a trajetória do blues em Salvador (2014). O artista é formado em Licenciatura em Mùsica, pela Universidade Federal da Bahia (2010). É filho do bluesman Álvaro Assmar (1958-2017), pioneiro do Blues na Bahia e um dos mais importantes nomes da guitarra Blues no Brasil.

TRIO HUANA - Banda formada em fevereiro de 2023. O Trio Huana é integrado por músicos que já atuam há vários anos no meio cearense, a partir de Canoa Quebrada. Luan Maciel (baixo e voz), Adriano Veiga (guitarra) e Juka Batera trabalham gêneros diversos, promovendo uma fusão de estilos como Reggae, Blues e Rock, já iniciando a composição de repertório próprio. A banda

Canoa Quebrada

Localizada a 150 quilômetros de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma das praias mais conhecidas do Ceará, sendo incluída recentemente na Rota do Sol ? seleção de destinos mais valiosos para o turismo regional. Com paisagem exuberante, marcada por falésias, Canoa está em Aracati e tem também forte tradição cultural. E dispõe de qualificada e diversificada estrutura de mais de 80 hotéis e pousadas, além de barracas de praia que oferecem até mesmo programações à noite.

Além das belezas naturais da região, a praia de Canoa Quebrada oferece ainda ampla programação que varia de opções musicais em diferentes estilos, como música nordestina, destacando-se o Forró, MPB, Pop, Rock, Blues, Samba e reggae, artesanato, poesia e artes plásticas. E até produções cinematográficas.

Na rua principal, a chamada "Broadway", concentram-se excelentes restaurantes, com distintas referências gastronômicas nacionais e internacionais, além de bares temáticos e casas noturnas.

O Festival Canoa Blues tem, nesta segunda etapa, patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Cantina Pet, Portal InvestNordeste e Prefeitura Municipal do Aracati. A Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada, o movimento Canoa Encanta e a ONG Canoa Criança apoiam o evento.

SERVIÇO 
CANOA BLUES 2024
16ª edição, Dias 26 e 27 na Praia de Canoa Quebrada 
Informações: @canoablues no Instagram

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp