20 de outubro é o dia escolhido para combater à Sífilis e a Sífilis e Congênita você pode ter e não saber

Este ano o slogan da campanha é #sífilisnão - Teste/Trate/Cure - você pode ter e não saber. O objetivo é alcançar a maior parte da população, promovendo sua divulgação nos meios de comunicação e incentivando os municípios a realizarem testes rápidos e ações de mobilização.

Kessia Rubia

Do ano de  2014 ao ano de 21017 , 1.025 gestantes foram notificadas com sífilis no Tocantins, somente no ano passado, 1.158 pessoas foram notificada com sífilis adquirida e 288 com sífilis congênita, aquela transmitida de mãe para filho.

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores).

O terceiro sábado de outubro de cada ano é dedicado para mobilizações do dia Nacional de Combate á Sífilis e a Sífilis Congênita. Este ano o slogan da campanha é #sífilisnão - Teste/Trate/Cure - você pode ter e não saber. O objetivo é alcançar a maior parte da população, promovendo sua divulgação nos meios de comunicação e incentivando os municípios a realizarem testes rápidos e ações de mobilização.

Além da prevenção à Sífilis, a campanha também aproveita para divulgar a acessibilidade aos testes rápidos em locais mais próximos do usuário na rede pública de saúde, na qual o Estado vem promovendo a formação de novos profissionais habilitados nos municípios para realização da técnica que permite, tanto o diagnóstico como a avaliação para sífilis nas Unidades Básicas de Saúde.

Os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da maioria dos municípios do Estado e nos Serviços de Assistência Especializada

Procure sua unidade básica de saúde, você pode ter e não saber.