Quem explica esse questionamento é o Coordenador comercial da Energisa, Roger Pereira.

Da Redação

Não é novidade para os tocantinenses que sofrem todos os anos com o calor deste período de agosto e setembro, mas por que mesmo utilizando o mesmo padrão de consumo a conta de energia vem cara? 

Quem explica esse questionamento é o Coordenador comercial da Energisa, Roger Pereira. “O primeiro passo é verificar se o cliente mantém o mesmo padrão de consumo de anos anteriores neste mesmo período. O cliente não pode comparar essa conta nos meses de agosto e setembro nos meses anteriores, porque o clima em outros períodos é mais ameno. Ou seja, quanto mais quente o clima fica, mais a tendência dos equipamentos consumirem energia”, explica Pereira. 

Economia

E a melhor maneira de economizar, é priorizar o controle dos aparelhos classificados como vilões do consumo. E os maiores deles são:  ar-condicionado, chuveiro, geladeira, iluminação, ferro elétrico e computadores. Por isso, aderir algumas recomendaçõe para poder utilizar melhor outros aparelhos, como o arcondicionado, neste periodo sé fundamental. 

  • Diminuir o tempo de banho quente no período mais frio, para quem tem chuveiro elétrico, e trocar a iluminação para lâmpadas de led são duas das principais dicas que podem fazer com que a conta dê um alívio no bolso.
  • Usando o chuveiro elétrico de maneira consciente, o consumidor diminui os gastos de energia. A orientação é manter a chave seletora do aparelho na posição “morno” ou “verão”.
  •  Apagar as lâmpadas dos ambientes não utilizados e vigiar o hábito de esquecer as luzes acesas.

Fechando a conta para economizar uma grana de energia elétrica vem uma das dicas mais populares e muitas pessoas nem se ligam: tirar os aparelhos eletrônicos da tomada. Isso porque, em média, 12% da energia consumida em casa é gasta por aparelhos que ficam no chamado modo stand by.


 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp