Os terroristas invadiram o território israelense, mataram centenas de pessoas e levaram mais de 100 pessoas como reféns.

Da Redação

Israel anunciou nesta segunda-feira, 9, que convocou 300 mil reservistas nas últimas 48 horas para reagir a um ataque do Hamas, grupo extremista islâmico que invadiu o país no últimos sábado 7. 

Segundo a Revista Veja, o número recorde de reservistas, em paralelo a uma mensagem a palestinos na Faixa de Gaza para deixarem seus lares, indica que o exército israelense está se preparando para invadir o território controlado pelos militantes.

Entenda 

O país do oriente médio foi atacado por homens armados a partir da Faixa de Gaza e bombardeado com mais de 5 mil foguetes pelo Hamas. Os terroristas invadiram o território israelense, mataram centenas de pessoas e levaram mais de 100 pessoas como reféns.

Essa foi a mais violenta ação contra o território israelense dos últimos 50 anos. Os serviços de inteligência do país não conseguiram antecipar que uma ofensiva dessa magnitude estava sendo preparada.

Mortes

Até a noite desta segunda-feira, 09, quase 1.600 pessoas morreram, sendo 900 em Israel, 687 na Faixa de Gaza e sete na Cisjordânia. Milhares de pessoas ficaram feridas.

O que é o Hamas? 

O grupo terrorista é uma das maiores organizações islâmicas dos territórios palestinos e, desde 2007, controla a Faixa de Gaza. O Hamas é considerado um grupo terrorista por países como os Estados Unidos e o Reino Unido. 
Israel 

Israel é um país localizado geograficamente no Oriente Médio. É banhado pelo mar Mediterrâneo e faz fronteira com o Egito, a Jordânia, a Síria e o Líbano. Essa região é uma das mais conflituosas do globo, em razão da diversidade religiosa e da adversidade política entre os povos que a habitam, mais precisamente os árabes e judeus.

O Estado de Israel foi fundado, em 1948, por meio de acordos diplomáticos em nível global, porém a sua fundação sempre foi motivo de discórdia no mundo árabe, situação que culminou, inclusive, em diversos conflitos militares. As tensões entre árabes e judeus são constantes. Mesmo assim, Israel é um país de economia avançada e muito desenvolvida. (Com informações do Mundo Educação)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp