Levantamento mostra que a taxa de analfabetismo é mais alta entre quilombolas em todas as faixas etárias, especialmente nas mais avançadas

Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (19) os resultados do Censo Demográfico 2022, revelando que a taxa de alfabetização entre quilombolas tocantinenses com 15 anos ou mais é de 83,4%. Este percentual é inferior ao da população geral do estado, que é de 90,4%. Como resultado, a taxa de analfabetismo entre os quilombolas atinge 16,6%, contrastando com os 9,6% observados na população geral.

O levantamento mostra que a taxa de analfabetismo é mais alta entre quilombolas em todas as faixas etárias, especialmente nas mais avançadas. Nos territórios quilombolas, a diferença entre as taxas de analfabetismo de quilombolas e não-quilombolas é menor até a faixa etária de 44 anos. A partir dos 65 anos, essa diferença aumenta significativamente, alcançando 18,17 pontos percentuais.

Entre os quilombolas, a taxa de analfabetismo é maior entre homens (18,59%) do que entre mulheres (14,52%). Na população geral do estado, a diferença entre as taxas de alfabetização entre os gêneros é de apenas 2,12 pontos percentuais a mais para as mulheres.

O Tocantins tem 13.077 quilombolas residentes em 88 localidades, das quais 7 estão dentro de Territórios Quilombolas oficialmente delimitados. O estado ocupa a terceira posição na Região Norte em número de localidades quilombolas e o 15º lugar no ranking nacional.

As localidades quilombolas são definidas como aglomerados permanentes de pelo menos 15 pessoas cujos domicílios estão a no máximo 200 metros de distância. Estas comunidades são identificadas com base em critérios étnicos, históricos e sociais, podendo uma comunidade abranger várias localidades.

As 88 localidades quilombolas do Tocantins estão localizadas em 28 municípios, que incluem Almas, Aragominas, Araguatins, Arraias, Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Dois Irmãos do Tocantins, Esperantina, Filadélfia, Ipueiras, Jaú do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Monte do Carmo, Muricilândia, Natividade, Novo Acordo, Novo Alegre, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Santa Fé do Araguaia, Santa Rosa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp