O especialista afirma que mesmo com a instabilidade nos preços a tendência é de firmeza no mercado dos grãos.

Da Redação

De acordo com o analista da Scot Consultoria, Pedro Gonçalves, apesar da queda de cerca de 500 mil toneladas de carne bovina in natura exportada, comparado com o mês de setembro, as exportações ainda representam uma movimentação dentro do padrão. "Como podemos ver, só no mês de outubro o Tocantins exportou cerca de 9.300 toneladas de carne in natura. Comparado ao mês de setembro, a diferença foi de 500 mil toneladas. Para o estado, a exportação de carne bovina gera um faturamento de cerca de 19%". 

Segundo o analista, essa pressão de baixa nas exportações representa uma disparidade em relação ao dólar e uma negociação cautelosa com um dos maiores compradores, a China. "Esta última semana o mercado do Boi Gordo para o estado do Tocantins esteve pressionado. Além disso, também tivemos uma redução no preço por tonelada que vem, principalmente, em virtude do mercado chines em relação às cotações, por ser uma negociação mais dura", explica o analista. 


Em relação à soja e o milho, um dos principais grãos exportados pelo estado do Tocantins, o cenário de janeiro a outubro, representou um aumento de cerca de 40% em relação ao acumulado do ano anterior, com aproximadamente 2 bilhões de dólares para o estado. "As exportações de soja e milho seguem bastante firmes, com a China sendo um dos principais parceiros do Estado do Tocantins, com praticamente 56% de todas essas exportações agropecuárias para o estado". 

O especialista afirma que mesmo com a instabilidade nos preços a tendência é de firmeza no mercado dos grãos. "A tendência é que este ano sigamos com a firmeza nas exportações, mesmo que com os preços um pouco mais pressionados, a tendência é que os volumes continuem nessa mesma faixa", diz analista. 

Arroba - Boi Gordo 

Para acompanhar as Cotações do Boi Gordo basta clicar aqui




 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp