A nova secretária estabeleceu metas que abordam a prevenção da violência doméstica e autonomia financeira das mulheres

Por Paulo Nunes

Ângela Maria Silva, 60 anos, assume a Secretaria Especial da Mulher de Araguaína (Semul), pasta recém-criada para atuar junto à prevenção da violência doméstica e à promoção da autonomia financeira das mulheres. A Semul atua em colaboração com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com a Secretaria Estadual da Mulher e com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, e  terá 80% do quadro de servidores composto por mulheres.
 
“A secretaria veio justamente no momento de uma construção nacional, vinda de leis federais e estaduais. Estou assumindo a secretaria com muita responsabilidade e tranquilidade, trabalhando para executar o empoderamento feminino e ações de prevenção à violência contra a mulher”, destacou Ãngela.
 
A SEMUL oferecerá atendimento no anexo da Prefeitura de Araguaína, localizado na Avenida 25 de Dezembro, no antigo prédio do fórum, no centro da cidade.
 
Empreendedorismo e empoderamento
 

A nova secretária estabeleceu metas claras para pasta, que abordam a prevenção da violência doméstica e autonomia financeira das mulheres. Para atingir esse objetivo, a proposta é implementar ferramentas que conscientizem e protejam a mulher em situação de vulnerabilidade.
 
Além disso, a Semul pretende promover o empreendedorismo como uma ferramenta para criar mais fontes de recursos e renda às mulheres.
 
“Nesse período de planejamento, nosso foco será na prevenção da violência doméstica e em criar oportunidades reais para que essas mulheres busquem melhores condições de trabalho e colocação no mercado”, ressalta Ângela.
 
Projetos em vista
 
A Secretaria Especial da Mulher de Araguaína tem projetos para criar  a Casa da Confecção, o Dia da Beleza da Mulher e pequenos cursos, todos fomentados exclusivamente com recursos estaduais e federais.
 
“A Secretaria dedica especial atenção à proteção dos direitos das mulheres em Araguaína, observando as disposições legais. Um exemplo é a lei federal que aborda a equidade salarial entre gêneros. Nossa abordagem envolverá a conscientização das empresas para que, durante as contratações, mulheres e homens ocupando cargos iguais recebam salários equivalentes. Esta medida visa promover a igualdade salarial e assegurar o cumprimento dos direitos estabelecidos por lei”, reitera a secretária.
 
A Semul busca inspirar o desejo de conhecimento e autoafirmação das mulheres que, por vezes, demonstram desconhecimento de seus direitos ou receio de dar passos adiante, por isso a pasta tem como propósito criar uma vitrine que destaque o potencial feminino visando despertar nelas o reconhecimento do próprio poder.
 
Perfil profissional
 
Ângela tem 38 anos dedicados à Pedagogia, Psicopedagogia e Odontologia, onde especializou-se no tratamento de deformidades faciais. No Tocantins, iniciou sua trajetória em 1998, participando da implementação do Instituto de Pós-Graduação, e em 2010 criou a FACIT (Faculdade de Ciências do Tocantins), somando no desenvolvimento da educação superior em Araguaína e reafirmando seu compromisso com a educação e pesquisa.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp