Miranda teve uma parada cardíaca e não resistiu após contrair uma bactéria

Da Redação

Morreu aos 87 anos, José Edmar Brito Miranda, popularmente conhecido como Brito Miranda, neste sábado, 25. Pai do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda, Brito Miranda foi internado no início de dezembro na UTI de um hospital particular de Palmas, após sofrer um pico de pressão e passar por um cateterismo. 

Pelo estado de saúde delicado, o pai do ex-governador foi transferido no dia 19 deste mês para o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, onde havia sido entubado, por ter desencadeado complicações no coração. Miranda teve uma parada cardíaca e não resistiu após contrair uma bactéria. 

A confirmação da morte foi dada por volta das 16h do sábado de natal. As homenagens foram prestadas na tarde deste domingo, 26, no salão paroquial da Igreja São José, em Palmas.

Brito Miranda

Considerado um grande personagem da história política do Estado, mesmo não tendo exercido cargos eletivos pelo Estado, José Edmar de Brito Miranda era conhecido pela atuação nos bastidores e pela sua influência sobre a trajetória dos três mandatos do filho, Marcelo Miranda, como governador do Estado.

Natural da cidade de Pedro Afonso, Brito Miranda foi deputado estadual por Goiás na época em que o Tocantins ainda era norte goiano. Em 1960 e 1990 esteve presente por quatro mandatos na Assembleia Legislativa de Goiás. No Tocantins, fim dos anos 90, ocupou várias vezes cargos de confiança dentro do Poder Executivo, onde acabou se aproximando Siqueira Campos e se tornando Secretário de Governo durante a gestão dele em 1999, em seguida, mudou para a Secretaria de Infraestrutura do estado.
 
No governo do filho, Marcelo, foi Secretário de Infraestrutura por anos sendo considerado um dos principais articuladores da gestão. Brito Miranda era advogado de formação e já atuou como promotor de Justiça. 

Em nota, o governador em exercício Wanderlei Barbosa emitiu seu pesar pela fatalidade.

"Ante este momento de tristeza e luto, externo meus sentimentos ao ex-governador Marcelo Miranda, aos demais familiares e amigos, rogando para que o nosso amável e bondoso Deus conceda o consolo que somente Ele pode dar nesse momento de perda".

Nas redes sociais, grandes autoridades também prestaram suas condolências.

“LUTO"

Com extrema tristeza em nossos corações, lamento informar a morte do meu sogro, José Edmar Brito Miranda, na tarde deste sábado, 25, por volta das 16h, em São Paulo. 
 Estamos sem chão e consternados com essa perda irreparável para todos nós da família. 
 Agradeço as inúmeras manifestações de carinho, orações, preces, rezas, vibrações a todos nós, e tenho certeza que meu sogro está nos braços do nosso Pai Todo Poderoso. 
 Peço a todos que rezem muito por todos nós, especialmente para minha sogra, dona Marly Miranda, meu esposo, Marcelo e os meus cunhados, Maria da Glória e Brito Júnior e os demais familiares. 

 Neste momento me faltam palavras para descrever, o que o “vovô Zeca” representava na vida dos filhos, netos, e de todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele.
 Deus o ilumine, sogro. O senhor foi um grande homem em todos os sentidos”, publicou a deputada federal,  Dulce Miranda.

Cinthia Ribeiro - Prefeita de Palmas

“Hoje nos despedimos com tristeza de um ícone da política tocantinense. José Edmar Brito Miranda, o Dr. Brito Miranda, morre aos 87 anos depois de lutar bravamente pela sua saúde. Brito Miranda foi importante personalidade no movimento de criação do Tocantins, atuando no momento decisivo junto ao governador de Goiás, Henrique Santillo, pelo apoio político necessário e definitivo que resultou na criação do mais jovem Estado da federação.

Na Assembleia Legislativa de Goiás, atuou junto com o então deputado estadual João Ribeiro pela criação do Estado, uma ação que exigia habilidade política, algo que nunca lhe faltou. A relação de ambos era tão próxima, que ele foi inclusive nosso padrinho de casamento junto com sua esposa, Dona Marly Miranda.

Filho ilustre de Pedro Afonso, Dr. Brito Miranda era um homem culto, de memória pródiga, que narrava os episódios políticos do Tocantins com maestria, riqueza de detalhes e um humor muito peculiar. Seu nome ficará na memória tocantinense, pois muito fez pelo desenvolvimento do Estado.

Fica aqui os meus sinceros sentimentos à Dona Marly, aos seus filhos, o ex-governador Marcelo Miranda, Brito Júnior, Maria da Glória, netos, demais familiares e amigos. Que hoje, nesta data tão emblemática, Jesus possa renascer e fortalecer esta família enlutada”. 

“Faleceu hoje aos 87 anos, José Edmar Brito de  Miranda, importante figura pública do Tocantins,  desde a criação do estado. Promotor de justiça e  deputado por quatro legislaturas, Brito Miranda,  participou ativamente da cena política  tocantinense. Cumprimento o governador  Marcelo Miranda, a deputada Dulce Miranda,
 todos os familiares, amigos e correligionários,  neste momento de dor”, disse o Senador e líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp