Vereadores de Colinas aprovam em unanimidade projeto de lei que reserva 10% das vagas de graduação para estudantes de escola pública no ensino médio

Redação

Nesta sexta-feira, 08 de março, na Câmara Municipal de Colinas do Tocantins ocorreu a votação do projeto de lei que autoriza a chegada da Universidade de Gurupi (UnirG), por unanimidade entre todos os vereadores da Casa Legislativa, que incluíram emendas parlamentares que beneficiam o povo, por meio de regime cotista para estudantes de escola pública no ensino médio.

"Hoje foi um dia especial para nossa cidade e a Câmara Municipal de Colinas, onde foi desmentido por todos os vereadores, vereadoras e população presente na sessão e também quem acompanhou por lives nossos posicionamentos em relação a vinda da Unirg para nossa cidade, foram apresentadas algumas emendas no projeto, visando o melhor para nossa população e região", enfatizou o presidente da Câmara, Leandro Coutinho (PSDB).

As duas sessões realizadas para aprovação desse projeto de lei finalizaram com unanimidade de aceitação pelos vereadores da casa legislativa, que reforçaram a importância das emendas acrescentadas por eles como a reserva 10% das vagas de graduação para aquelas pessoas que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, além de outros 10% para estudantes que tenham obtido notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O projeto será encaminhado para a Prefeitura de Colinas nos próximos dias para que o devido andamento seja realizado, entretanto é importante salientar que os dias que antecederam essa votação foram de debates acalorados, grande pressão popular, e conversas extensas entre diversos entes públicos, que já se estendiam desde 2021. 

Histórico

As discussões acerca dessa pauta já estavam se estendendo desde 2021, para que a chegada da Universidade acontecesse da melhor forma possível, em prol do povo colinense. Foram inúmeras reuniões do prefeito de Colinas, Dr Kasarin, junto com o deputado Eduardo do Dertins, vereadores da cidade, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, entre outros.

UnirG

A UnirG é uma instituição de ensino superior, situada no município de Gurupi, na região sul do Tocantins, sendo esta a maior instituição de ensino superior da região, possuindo inclusive os pilares do ensino, pesquisa e extensão nas mais diversas áreas do conhecimento humano. 

A chegada da universidade no município de Colinas é um grande marco não somente no âmbito educacional, mas também para empregabilidade, afinal em Gurupi são mais de 550 estudantes, entre os cursos de graduação e pós-graduação, 390 professores e mais de 500 funcionários técnicos administrativos e estagiários.

Vereadores aprovam por unânimidade projeto que autoriza a chegada da Unirg em Colinas - Reprodução/Internet

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp