Todas as vítimas - três meninos e uma menina entre 4 e 7 anos, eram filhos únicos.

Da Redação

Quatro crianças morreram e outras cinco ficaram feridas após o atentado, cometido por um homem de 25 anos, na manhã desta quarta-feira, 05, em uma creche particular, Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. 

Todas as vítimas – três meninos e uma menina entre 4 e 7 anos, eram filhos únicos. Cinco crianças foram socorridas e levadas para atendimento. Quatro delas permaneciam internadas até as 19h de quarta, em observação. Nenhuma corria risco.

Crime bárbaro 

Um criminoso de 25 anos pulou o muro da creche e atacou crianças com uma machadinha- uma ferramenta muito similar ao machado. Segundo a polícia, ele pulou o muro da creche e atingiu as vítimas na região da cabeça. As crianças atingidas estavam no parquinho no momento do ataque, segundo o relato de uma professora.

Criminoso

O criminoso foi preso após se apresentar no 10º Batalhão da Polícia Militar. Ele já tinha passagens pela polícia pelo esfaqueamento do padrasto, em 2021. Em dezembro passado, ele quebrou a porta da casa do padrasto e esfaqueou um cão do local.

Conforme explicou o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, em uma coletiva de imprensa, o autor do ataque tinha ao todo quatro passagens na polícia. Em 2016, foi detido pelo envolvimento em uma briga dentro de uma casa noturna e, em 2022, estava em posse de cocaína.

O homem responderá por quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de homicídio triplamente qualificados. O delegado destacou que o ato foi “isolado” e que não há indícios de que o ataque foi coordenado por jogos, redes sociais e afins.

Repercussão 

Políticos e autoridades repercutiram o ataque com notas de solidariedade e repúdio; confira abaixo

  • Lula, presidente da República

"Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor.

Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse."

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente da República

"Recebi com angústia e preocupação, as notícias que chegam de SC sobre o ataque à creche Bom Pastor em Blumenau. Manifesto minhas condolências aos pais pela inimaginável dor da perda de seus filhos, bem como minha solidariedade à comunidade escolar e à sociedade Blumenauense.?

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República

"Que Deus conforte os familiares das vítimas do ataque brutal na creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau (SC), que a justiça dos homens seja feita de forma implacável diante da certeza que as doces almas vitimadas serão recebidas pelos Anjos do Senhor!"

  • Wanderlei Barbosa, Governador do Estado do Tocantins 

"Tento expressar meu sentimento de tristeza pelas crianças vítimas de mais uma crueldade cometida dentro de local destinado ao ensino de nossas crianças. Mas não encontro palavras capazes de reproduzir meu estado de repúdio a este ato de covardia, em que quatro crianças foram mortas e outras três ficaram feridas em atentado ocorrido nesta quarta-feira,5, na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no estado de Santa Catarina.

De todo o meu coração, oro para que crimes como esse não aconteçam mais. E clamo ainda para que o sofrimento causado nas famílias blumenauenses seja diminuído pela ação do Espírito Santo de Deus. A todos as minhas orações e sentimentos."

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp