Entidade municipalista busca fornecer dados aos gestores para tomadas de decisões; Governos, instituições e imprensa também utilizar a ferramenta

Da Redação

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) fornece a partir deste ano de 2024 um portal aberto e gratuito em seu site institucional que apresenta dados sobre população, emprego e renda, além dos principais repasses financeiros dos Municípios. Nesta era de informações acessíveis e disponíveis, a ATM busca auxiliar gestores com dados que podem subsidiar tomadas de decisões, além de colaborar com outros órgãos em levantamentos e pesquisas.

O portal pode ser acessado em banner superior no site da ATM (https://www.atm-to.org.br/). A plataforma de caráter intuitiva fornece três campos principais, sendo: CAGED (empregos), Censo (população) e Transferências (recursos). Ao clicar, o visitante deverá refinar os dados de seu interesse por meio dos botões no cabeçalho, em opções como Município e período escolhidos. Os gestores podem estabelecer pesquisas que apresentem dados mensais, trimestrais, anuais, conforme seu interesse.

Ampliar o acesso a dados e informações que auxiliem às gestões na condução eficiente e racional dos Municípios está entre os objetivos da ATM ao fornecer a plataforma. “Ao utilizar a ferramenta, os gestores poderão monitorar eventuais oscilações de números sobre população, empregos e repasses financeiros, ao permitir que o mesmo possa elaborar políticas que visem favorecer a manutenção e ampliação de cenários favoráveis, além de saber o que priorizar na gestão”, explica o presidente da ATM, prefeito de Talismã, Diogo Borges.

Transferências – O painel apresenta dados dos últimos cinco anos, e traz números sobre os principais repasses aos Municípios, como FPM, Fundeb, ITR, entre outros.  Ainda, apresenta ranking de transferência aos Municípios, a evolução anual dos repasses e a renda per capita dos tocantinenses em seus respectivos Municípios. “A navegação é fácil, e ao passar o mouse sobre os botões, alguns comentários são apresentados e que facilita o entendimento de quem está pesquisando”, explica Jaiton Bezerra, secretário Executivo da ATM.

O presidente da ATM reforça que a plataforma pode ajudar os gestores, além de outros atores. “Governos, legisladores, demais órgãos institucionais, comunidade acadêmica, veículos de imprensa e cidadãos podem usufruir a ferramenta para análises e pesquisas, é simples e fácil de navegar”, finaliza. 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp