O benefício da titularidade tem o objetivo de fomentar a qualificação dos profissionais, adicionando ao salário, gratificação para os educadores que se qualificam.

Ascom Sintet

Após ação de obrigação de fazer ajuizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), a prefeitura de Presidente Kennedy vai reestabelecer a titularidade aos profissionais em educação lotados na rede municipal de ensino, conforme estabelece a lei municipal Nº 714/2011, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Educação Básica (PCCR).

O benefício da titularidade tem o objetivo de fomentar a qualificação dos profissionais, adicionando ao salário, gratificação para os educadores que se qualificam, realizando especializações, programas de pós-graduação devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação.

O Município, através da gestão anterior, retirou os valores de titularidade dos professores no mês de novembro de 2017, situação esta que além de absurda, gerou e ainda gera, prejuízos aos sindicalizados.

Na sentença, o magistrado reconheceu o direito e determinou através de liminar e de forma definitiva, que o Município Requerido restabeleça o pagamento dos valores de titularidade aos professores e determina também o pagamento dos valores de gratificação por titularidade não pagos nos meses de novembro e dezembro de 2017 e janeiro de 2018 com juros e correção monetária.

De acordo o PCCR, a gratificação por Titularidade deve ser concedida, sobre o vencimento base, uma gratificação calculada à razão de 5% (cinco por cento) e de 20% (vinte por cento), correspondente à duração dos cursos, num total de 180 (cento e oitenta) e 720 (setecentos e vinte) horas, respectivamente. § 1º Os totais previstos no caput poderão ser alcançados em um ou mais cursos, obedecendo ao limite mínimo de 40 (quarenta) horas.

O atual prefeito João Batista Cavalcante não se manifestou contrário à ação e vai restabelecer aos professores que já recebiam a gratificação de titularidade, observando os critérios da lei do PCCR. “O prefeito Batista Cavalcante é um exemplo para os outros prefeitos seguirem, pois o mesmo tem valorizado a categoria, tem valorizado através do pagamento do piso na carreira e de outros direitos aplicados na valorização dos profissionais da educação”, disse a presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos. 

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp