A Secretaria de Educação informou a imprensa que 147 das 500 unidades escolares estão aptas a retomar as atividades

Da Redação

A partir desta segunda-feira 8, começa o ano letivo de 2021 na rede estadual, com aulas presenciais, em algumas escolas de cidades do interior do Tocantins. A Secretaria de Educação informou a imprensa que 147 das 500 unidades escolares estão aptas a retomar as atividades gradativamente.

As escolas de Palmas, Araguaína, Gurupi, Colinas do Tocantins, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, que são as maiores cidades do estado, ainda não estão aptas ao retorno, devido à quantidade de casos de Covid-19. Ao todo, o retorno deve ocorrer em 92 cidades no Estado.

Desse total de 147, algumas já devem retomar na segunda. Outras, nos dias seguintes. "Neste grupo, temos escolas com diferentes realidades. Parte delas estão prontas para iniciar as aulas presencias, outras estarão organizando os espaços, outras estarão fazendo seu planejamento de retorno”, enfatizou a secretária da educação Adriana Aguiar.

As demais escolas da rede estadual de ensino seguem ofertando aulas não presenciais aos estudantes e preparando seus planos de retorno presencial. Após o período de adaptação deste primeiro grupo de escolas, as demais retornarão, também de forma gradativa.

O governo enfatizou que cada unidade de ensino tem seus canais diretos com pais e alunos e repassarão as informações sobre o retorno, à medida em que estiverem prontas para iniciar as atividades educacionais presenciais.

A orientação da secretaria é que nesta segunda-feira, ocorra a abertura das escolas para o acolhimento dos estudantes, com a entrega das máscaras, orientações sobre os protocolos de segurança, rotinas educacionais e diálogo com a comunidade escolar.

"Já destinamos para estas escolas [aptas a receberem alunos] Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos estudantes e servidores, tais como álcool em gel, dispenser de álcool em gel para parede, álcool 70%, termômetro digital. Elas também estão recebendo máscaras e material de comunicação visual de orientação e demarcação dos espaços escolares. Outros equipamentos, tais como protetor facial, aventais, luvas, tapetes sanitizantes podem ser adquiridos pelas unidades escolares, por meio de recursos oriundos da gestão descentralizada ou do aporte recebido por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Emergencial”, frisou a secretária.

Rede municipal de ensino de Colinas

A  Secretaria de Educação reinicia as aulas nesta segunda-feira, 08, de forma remota, com ensino na modalidade híbrida, “O ensino híbrido é uma proposta metodológica que tem momentos presenciais e a distância, com uso de recursos tecnológicos que exige planejamento pedagógico, gestão do tempo e utilização do espaço escolar “, explicou a secretária de Educação, Odaléa Barbosa em release distribuído a imprensa.

A secretária explicou que a proposta para o início das aulas de forma presencial está prevista para abril, mas serão realizadas antes, reuniões com pais/responsáveis, para juntos buscarem a melhor solução do protocolo de segurança, considerando o contexto da pandemia do coronavírus.

A Prefeitura tem Sistema Próprio de Ensino, mas aderiu às recomendações do Governo do Tocantins que autorizou, no dia 29 de janeiro a retomada das aulas presenciais, em estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, de Educação Básica e Superior. A volta às aulas, porém, seguirá todos os protocolos de saúde recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Confira a lista das Regionais de Ensino que estão aptas a reabrirem: https://seduc.to.gov.br/coronavirus/escolas-aptas-a-iniciarem-os-procedimentos-de-retorno-presencial/

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp