Nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas também destaca que medidas são para evitar riscos com a subvariante BQ.1 da ômicron, que circula no Brasil.

Da Redação

Depois que a capital praticamente triplicou o número de confirmações para casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) recomendou que a população retome o uso de máscara em alguns locais. Uma das preocupações é também com o risco da subvariante BQ.1 da ômicron, que circula pelo Brasil.

Números em alta

No último boletim epidemiológico divulgado pelo portal Integra Saúde, entre os dias 13 e 19 de novembro, 164 pessoas foram diagnosticadas com a doença. No penúltimo boletim houve 56 casos confirmados. Mesmo com o aumento, felizmente não há novas mortes em decorrência da doença.

Uma nota técnica de recomendação foi divulgada. Até o momento não há identificação de circulação da nova variante, que já infectou pessoas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará e Mato Grosso. Mesmo assim, a Semus recomenda que as máscaras sejam utilizadas nas seguintes situações:

• Por pessoas com sintomas gripais e/ou respiratórios;

• Em locais fechados e com aglomerações de pessoas;

• Em estabelecimentos de saúde;

• Em ambiente escolar, principalmente para os alunos maiores de 5 anos;

• No transporte público, para evitar a circulação do vírus;

E que sejam mantidas as medidas de proteção a Covid-19 nos comércios, igrejas, departamentos de trabalho e outros locais com grandes concentrações de pessoas como a disposição de álcool em gel, pias para lavagem das mãos com água e sabão, uso de máscara e ventilação natural.

Além dos cuidados com higiene das mãos e uso de máscara, a nota reforçou que a vacinação é a única forma de proteção conta as formas mais graves da doença, que já infectou 82.317 desde o começo da pandemia em Palmas e matou 742 pacientes.

Testes gratuitos são realizados nas unidades de saúde de Palmas. Para fazer o exame na rede pública é preciso estar com sintomas gripais ou ter tido contato com um caso confirmado. O teste rápido fica pronto em 15 minutos. O resultado do RT-PCR sai em 48 horas.

Colinas do Tocantins

Confira os números do município de acordo com a última atualização do centro de informações estratégicas de vigilância em saúde (SES-TO), abaixo:

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp