Colisões com postes podem provocar interrupção no fornecimento de energia

Da Redação

De janeiro a junho de 2022, a Energisa registrou 250 acidentes de trânsito com postes no Tocantins. Dos 139 municípios tocantinenses, os que mais tiveram colisões foram, respectivamente, Palmas (57), Araguaína (27), Porto Nacional (17), Gurupi (13) e Paraíso do Tocantins (10). Os números preliminares de julho apontam 79 acidentes com postes em todo o estado. 

Os dados do primeiro semestre revelam uma diminuição de 14,6% dos acidentes com postes em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 293 acidentes. “Mesmo com essa diminuição, é preciso que manter a atenção, pois as colisões representam riscos para condutores, passageiros e pedestres, além da possibilidade de causar interrupção no fornecimento de energia que, dependendo do poste, pode atingir cerca de 20 mil clientes”, explica o gerente de operações e distribuição da Energisa Tocantins, Alberto Cunha. 

Em caso de interferência nos cabos ou postes, a rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia. Porém, é preciso ficar atento porque, além do impacto da batida, que pode ter grave consequências para os ocupantes dos veículos, pode haver contato de cabos energizados com o chão. 

“A principal orientação de segurança no caso de acidente com poste é manter-se dentro do veículo, caso seja possível, e acionar o Corpo de Bombeiros e a Energisa. É importante que as pessoas que presenciaram o acidente também mantenham a distância”, reforça a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira. 

A instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas e o custo médio da substituição é de R$ 3 mil, mas pode chegar a R$ 30 mil caso tenha transformador e outros equipamentos. Quem paga o prejuízo é o motorista responsável pelo acidente. 

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp