Possíveis candidatos movimentam Palmas, Araguaína, Gurupi e Colinas; confira como anda o cenário

Da Redação

Conforme o calendário, o processo eleitoral nos municípios acontece só em 2024, mas a pouco mais de um ano do embate nas urnas, possíveis candidatos já articulam para formar grupos, buscar apoios e fortalecer seus nomes tanto nos bastidores políticos quanto com a população. Especulações trazem para Palmas uma série de candidatos dentre eles as deputadas estaduais Janad Valcari (PL) e Vanda Monteiro (UB), os ex-prefeitos Eduardo Siqueira Campos (UB), Raul Filho e até o secretário de Governo, ex-presidente da ATM, Jairo Mariano (PDT). 

Sem grupo definido, por enquanto, Valcari já deixou claro que pretende ocupar o paço municipal. A deputada já foi vereadora e na época fez duras críticas à gestão da prefeita Cinthia Ribeiro. Por falar em Cinthia, a prefeita fez um gol de placa ao convidar o vereador Márcio Reis para ocupar a Fundação da Juventude de Palmas. Reis é esposo da deputada Vanda Monteiro e esta aproximação pode mexer no cenário político na Capital e a adversária tornar-se uma aliada estratégica.

Apesar do possível apoio da prefeita Cinthia Ribeiro, Vanda precisa convencer a cúpula do União Brasil de que seu nome é o melhor para disputar a Capital, já que Eduardo Siqueira Campos também é da sigla e colocou-se à disposição do partido. Já Eduardo, para ter seu nome aprovado no UB, precisa vencer primeiro à justiça, uma vez que o STJ restabeleceu sua condenação por improbidade administrativa no caso da Agenda Tocantins. A decisão torna o possível candidato inelegível. 

Mesmo sem mostrar a que veio, Raul Filho é um nome. Tem trabalho prestado e conta com uma parcela fiel de palmenses no seu eleitorado. O que nos surpreende é o nome do secretário Jairo Mariano, que já declarou que se for da vontade do grupo é o candidato do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para disputar a prefeitura de Palmas. Apesar de não ser da cidade, Jairo é bem conhecido entre os palmenses, foi presidente da ATM, e principalmente terá o apoio do Palácio Araguaia. Agora resta saber em qual sigla Jairo Mariano enfrentará essa disputa, uma vez que, nos bastidores, a especulação é que o político sairá do PDT. Também deve ser falar da candidatura de Carlos Amastha ex-prefeito de Palmas que já disse ao DT que é candidatissimo e o deputado Junior Geo, além do Grupo do PV que tem a deputada Claudia Lélis e o ex-deputado e atual secretário, Marcelo Lélis.

Araguaína

Candidato natural à reeleição, Wagner Rodrigues (SD) busca uma nova sigla pra chamar de sua. O gestor da Capital do Boi Gordo não quer ir para a disputa pelo Solidariedade e já vem recebendo convites para ingressar em outros partidos. Sabe-se por exemplo, que o PDT de Laurez Moreira pode ser o escolhido pelo prefeito que até o momento não confirma nada. 

Nomes como o do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), Alexandre Guimarães (Republicanos) e Célio Moura, são ventilados na oposição a Wagner Rodrigues. Jorge Frederico foi o 4º deputado estadual mais bem votado no Tocantins e estes números refletem seu trabalho político em Araguaína. Apesar de pouco tempo conhecido, Alexandre Guimarães não é um nome a se descartar. O político tem o seu reduto na região norte e pode sim, vir a surpreender caso seja efetivado candidato. O mais provável, no entanto, é que Frederico seja o candidato oficial do Republicanos com o apoio de Guimarães, mas quando se fala em política, nada pode ser descartado. Por falar em reduto político, não podemos esquecer do petista Célio Moura, um nome de peso no norte do Estado e que, caso venha a se candidatar terá o apoio do presidente Lula e de toda cúpula petista.

Gurupi

A gestão da prefeita Josi Nunes (UB) é considerada boa pelos gurupienses, mas isso não é sinônimo de um resultado favorável nas eleições de 2024, até porque a prefeita pode ter como adversário os deputados estaduais Gutierres Torquato (PDT) e Eduardo Fortes (PSD). Sendo derrotado nas urnas em 2020, três anos depois Torquato apresenta um trabalho mais encorpado, tornou-se deputado estadual e tem trabalhado muito por Gurupi. É importante lembrar que neste meio tempo, seu principal aliado e tio, tornou-se vice-governador do Estado do Tocantins.

Com o perfil de quem come pelas beiradas, Eduardo Fortes é um nome a se considerar. O político que tem vários projetos voltados às famílias em situação de vulnerabilidade criou o programa horta solidária e eleito construiu a casa de apoio de Gurupi que ajuda famílias que estão com parentes internados no hospital do município.

Colinas

Seria leviano de nossa parte falar sobre o cenário político tocantinense sem citar Colinas. Três vezes Kasarin (PSL) é candidato à reeleição, mas hoje conta com alguns nomes que se apresentam como adversários do gestor como o vereador Leandro Coutinho (PT), Francisco do Cacau (PSC), Raimundinha Almeida (PSD), Adriano Rabelo (MDB) e possivelmente José Santa Neto ou Amália Santana, pelo PT. 

Caso todos estes pré-candidatos sejam mesmos efetivados, o prefeito Kasarin passa a ter duas vantagens. Primeiro: é o atual gestor e apesar da impopularidade que tenha conseguido, tem serviços para mostrar e como sabemos o eleitor tem memória curta. Segundo que muitos candidatos dividem os votos e fortalece quem está no poder. 

Prego batido! O vereador Leandro Coutinho vai sair do PT e migrar para o PDT de Laurez Moreira. Leandro que apoiou Ronaldo Dimas nas últimas eleições passará a integrar a base do Palácio Araguaia. Já o vice-prefeito, Francisco do Cacau está rompido com atual prefeito e também se diz candidato às eleições. 

Candidato pelo MDB, Adriano Rabelo não conseguiu sua reeleição em 2020, mas garante que vai tentar voltar ao paço nas eleições de 2024. E não é só ele que quer voltar à prefeitura, o ex-prefeito José Santana Neto também é candidato, assim como a ex-vice prefeita de Colinas, Raimundinha. 

Além do prefeito José Santana, a ex-deputada estadual Amália Santa é também um nome para disputa em Colinas. 

Com a contagem regressiva para as eleições de 2024, as articulações políticas estão em pleno vapor, e a população do Tocantins aguarda ansiosamente para ver quais candidatos irão disputar as prefeituras nas diferentes cidades do estado. O cenário político é dinâmico e pode apresentar surpresas até o momento das urnas.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp