O nome de Roberta Tum agora se junta a vários outros políticos cotados como pré-candidatos em Palmas

Da Redação

No último sábado, 21 de outubro, a jornalista Roberta Tum assumiu a presidência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na capital tocantinense, Palmas. Essa nova posição desencadeou rumores sobre sua possível candidatura à prefeita da cidade, e em uma entrevista exclusiva ao Diário Tocantinense, Roberta Tum confirmou sua pré-candidatura e discutiu suas motivações, propostas e visão para a cidade.

Roberta explicou sua decisão, dizendo: "Eu aceitei o convite do partido para compor a presidência do diretório municipal do PCdoB. Nesta função, sou a interlocutora do PCdoB no processo de escolha do candidato ou da candidata à prefeitura de Palmas pela Federação Fé no Brasil, composta pelo PT, PV e PCdoB. Na mesma conferência municipal, meu nome foi indicado como pré-candidata do PCdoB."

Ela, que voltou à militância política no PCdoB em 2019 após sua atuação na campanha presidencial de 2018, também destacou seu amor pela cidade. "Eu vou fazer 33 anos de Palmas, vi essa cidade crescer e construí minha história junto com a história de Palmas. Penso que estou qualificada para fazer esse debate, que faço normalmente como jornalista, agora no campo partidário", disse.

Sobre suas propostas para Palmas, Roberta Tum esclareceu que, "as propostas não são minhas, elas têm a minha contribuição, mas existe uma pauta do PCdoB, com principais eixos de atuação para Palmas nos próximos quatro anos, como defesa da vida e saúde das mulheres, educação inclusiva para neurodivergentes, gratuidade do transporte público e muito mais", disse a jornalista.

Ela também abordou os desafios enfrentados na cidade, desde problemas econômicos até questões climáticas. "A capital enfrenta diversos desafios, como questões econômicas e de inserção social, onde muitas pessoas ainda não têm a oportunidade de serem protagonistas de sua própria história. A cidade se tornou grande, abrangente e excludente, apresentando realidades distintas, uma delas na periferia onde a desigualdade social persiste”. Ela acrescentou ainda que, “muitas famílias enfrentam dificuldades e passam por situações que nos envergonham. Portanto, ao promovermos o bem comum, estamos trabalhando para proporcionar mais oportunidades para todos, especialmente para aqueles que estão na base da sociedade.”

Roberta também destacou a importância da representatividade feminina na política. "A participação das mulheres na política precisa aumentar. No Brasil todo, temos visto exemplos de mulheres que se comprometem a fazer sua luta, em todas as instâncias da política. As mulheres precisam defender seu direito à vida, à proteção contra a violência, e a não ser vítimas de feminicídio. Uma possível candidatura à prefeitura no campo de esquerda dará mais visibilidade a essa luta”, explicou a jornalista.

O nome de Roberta Tum agora se junta a vários outros políticos cotados como pré-candidatos em Palmas.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp