Medida havia sido anunciada pelo governo federal em maio passado, no entanto, só entrará em vigor na próxima semana

Redação

Turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos, portadores de passaporte comum, terão de apresentar visto para entrar no Brasil a partir de quarta-feira que vem (10). 

Segundo o apurado pelo DT, o documento será exigido em portos, aeroportos e fronteiras terrestres, para quem permanecer no país por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapasse 180 dias a cada 12 meses. 

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a medida foi tomada, porque os brasileiros continuaram precisando de visto para viajar para os três países. O Japão saiu dessa lista porque liberou a exigência de visto para brasileiros em viagem de até 90 dias - "a diplomacia brasileira está baseada na reciprocidade de ações". 

Prazo 

Conforme o decreto, o prazo inicial, previsto era 10 de janeiro, mas foi adiado para este mês. A justificativa do MRE era a necessidade de mais tempo para implementação do sistema. Além disso, evitar também consequências negativas ao turismo brasileiro no período de alta temporada de viagens, no início deste ano.

Os turistas dos três países que desejam conhecer o Brasil devem solicitar o visto eletrônico, o chamado e-Visa, não sendo necessário comparecer a uma Embaixada ou Consulado do Brasil para obtê-lo, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp