Equipes de mergulhadores também fizeram a retirada de entulhos e pneus que estavam no fundo do lago.

Da Redação

A BRK, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, participou de um mutirão de limpeza no Lago de Palmas neste sábado, 12,  que retirou mais de duas toneladas de lixo. A ação foi promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM-TO) e contou com diversos parceiros, entre eles, a concessionária. As atividades foram iniciadas pela manhã, na Praia da Graciosa e percorreu pontos de cinco principais praias da capital e aterro de acesso à Ponte da Amizade.  Equipes de mergulhadores também fizeram a retirada de entulhos e pneus que estavam no fundo do lago.

Participaram dezenas de funcionários da BRK e mais 300 pessoas de entidades parceiras e comunidade em geral. Ravenna Vieira, advogada da BRK, e voluntária, destacou que a ação coincide com os valores da empresa, que é promover a educação e preservação ambiental. “Reforça com os colaboradores a importância das nossas atitudes dentro e fora do trabalho, pois é no dia a dia que se preserva o meio ambiente, com ações como o descarte correto do lixo”, disse.

Weryka Vitória Brito, 21 anos, moradora de Palmas, fez questão de sair bem cedo de casa para ser voluntária na operação. “Temos que preservar a beleza da natureza; o lixo além de degradar esses espaços naturais e públicos, contribui para o desenvolvimento de doenças. A ação é muito válida, mas esse cuidado é um dever de todos”, destacou.

Para a coordenadora de responsabilidade socioambiental da BRK, Geórgia Milhomem, a companhia busca produzir efeitos positivos diretos ao meio ambiente e ao lugar onde atua, envolvendo a prática de governança para garantir a sustentabilidade das concessões.  “A ação é uma prática constante da empresa e está de acordo com as diretrizes Ambiental, Social e Governança (ESG), e parceria com instituições, como o Corpo de Bombeiros, reforçam a importância do caráter da preservação do meio ambiente”, ressaltou.

Para o major Rafael Menezes, comandante da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), “o volume de entulho mostra o tamanho do desafio que será a missão de conscientização da população em geral”.

"O Projeto Lago Limpo 2022 atingiu seu objetivo de levar a mensagem de conscientização à população tocantinense sobre a importância da preservação do lago e de todas as riquezas naturais do nosso estado. Ainda há muito o que fazer. Continuaremos incansáveis na limpeza do lago. Esse ano foram coletadas cerca de três toneladas de lixo e ainda há muito a se fazer”, frisou o major Menezes.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp