O evento é aberto e gratuito para a toda a população

Da redação

A busca da mulher por espaço no mercado de trabalho traz desafios diversos e que Tais Ribeiro Lima, 24 anos, conhece bem. Ela e outras mulheres se reuniram em uma roda de conversa sobre o tema, na terça-feira, 14, na Praça BRK, no Janelas Casacor Tocantins.
 
“Quando saímos de casa para buscar oportunidades, trabalho e até mesmo fazer um curso técnico, somos criticadas porque estamos deixando nossos filhos em casa. Ouvir outras mulheres foi um conforto, algo que nos fortalece, porque as cobranças para nós mulheres são muitas”, pontuou Tais, que está cursando a formação em instalação hidráulica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), criado em parceria com a BRK para promover a diversidade no mercado de trabalho.
 
“É inesperado vermos um curso de encanador para mulheres. Por isso, me interessou muito. Meu esposo é pedreiro e me apoia muito”, disse ela.
 
A roda de conversa, promovida pela BRK em parceria com o SENAI Tocantins, reuniu ainda Ana Celia Maciel, que é coordenadora de RH na BRK Ambiental, Sandra Leal, Diretora de Engenharia e Operação da BRK Tocantins, Georgia Milhomem, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental Tocantins e Pará da BRK, Karinne Matos, gerente jurídica da BRK Tocantins/Pará, Eliandra Oliveira Barros, coordenadora de laboratório na BRK, Cris Scaramussa, design de interiores e sócia diretora da Casacor Tocantins, e Iolanda Dias dos Santos Chagas, do Senai, além de alunas do curso de instalação hidráulica (encanadoras) do Senai.
 
“Momentos como este são muito importantes para nós mulheres, pois essa troca nos fortalece nos desafios que enfrentamos na construção de uma carreira profissional. Muitas empresas já estão atentas a necessidade de promover essa diversidade dentro do seu quadro de funcionários, por isso, precisamos estar prontas, precisamos nos preparar para ocupar esses espaços”, avalia Sandra Leal.
 
Sandra cita como exemplo de iniciativas que promovem a diversidade dentro das empresas, o Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres Negras e a abertura do curso de formação de instalação hidráulica (encanadoras) para mulheres junto com o Senai.
 
Iolanda Dias, do Senai, acrescenta que as experiências compartilhadas das mulheres, dá a certeza de que a mulher tem quebrado paradigmas e conquistado o seu espaço no mercado de trabalho, atuando em profissões antes ocupadas somente por homens.
 
“A ideia de que o homem tem mais força e habilidade para certos trabalhos em relação a mulher tem sido descartada. A mulher tem buscado se capacitar para estar preparada para estas profissões. A oferta do curso Instaladora Hidráulica de Manutenção de Redes de Distribuição de Água na área da Construção Civil somente para mulheres, ouvindo os depoimentos das alunas demonstra uma revolução inspiradora que oportuniza as mulheres a conquistarem seus sonhos realizando-se profissionalmente”, destaca Iolanda.
 
“Como mulher foi um privilégio ouvir a história de tantas outras mulheres, compartilhar a minha experiência como empreendedora e aprender com cada uma delas. Foi um momento muito produtivo”, aponta Cris Scaramussa.
 
Programação

Na sexta-feira, 17/6, a Praça BRK receberá uma Roda de Conversa sobre a Conscientização Ambiental. No sábado, 18/06, o espaço receberá o circo Os Kaco, com o espetáculo ‘Os Defensores da Água Potável!’, a partir das 19h.
 
O evento é aberto e gratuito para toda a população e além da arquitetura, movimenta também o cenário cultural da cidade. “O trabalho da BRK vai além do saneamento, essa parceria demonstra isso, ele é capaz de fomentar o desenvolvimento cultural onde passa, enquanto nós continuamos trabalhando para garantir o desenvolvimento urbano com saneamento de qualidade”, José Mario Ribeiro do Espírito Santo, diretor de contrato da BRK.
 
Confira as atrações

17/06 (19h) - Roda de Conversa sobre Consciência Ambiental – Local: Praça BRK
18/06 (19h) - Circo os KACO – Praça BRK
20/06 (19h) - Roda de Conversa sobre Consciência Ambiental – Local: Praça BRK
22/06 - Workshop Sebrae – Local: Varanda do Saber
24/06 (19h) - Roda de Conversa sobre Consciência Ambiental – Local: Praça BRK
25/06 (19h) - Circo os KACO – Praça BRK
27/06 (19h) - Roda de Conversa sobre Consciência Ambiental – Local: Praça BRK
29/06  - Workshop Sebrae – Local: Varanda do Saber
1º/07 (19h) - Roda de Conversa sobre Consciência Ambiental – Local: Praça BRK

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp