Com o início do ano, os contribuintes devem ficar atentos aos prazos para pagamento dos tributos e taxas referentes aos seus imóveis residenciais e comerciais com a prefeitura

Redação

Com o início do ano, os contribuintes devem ficar atentos aos prazos para pagamento dos tributos e taxas referentes aos seus imóveis residenciais e comerciais com a prefeitura. Por isso, a Buriti Empreendimentos, empresa referência em desenvolvimento e planejamento urbano, alerta sobre os prazos para quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024, em Palmas e Porto Nacional, com desconto ou também parcelado.

Palmas

Na Capital, de acordo com a Prefeitura, os carnês do IPTU já estão disponíveis pela internet, por meio do site http://iptu.palmas.to.gov.br. Os boletos também já foram enviados, via Correios, para os endereços dos contribuintes e podem ser emitidos nas unidades do Resolve Palmas, mediante apresentação dos documentos pessoais. O primeiro prazo de vencimento será no dia 15 de março deste ano.

Conforme a Prefeitura, optando pelo pagamento à vista, o contribuinte palmense recebe 10% de desconto. Aqueles que encerraram 2023 com seus tributos quitados com a Prefeitura de Palmas também têm um desconto de 10% por adimplência. O programa Nota Palmense Premiada oferece até 10% de desconto, com base nos créditos de notas fiscais de serviços convertidos até 30 de novembro de 2023. Para quem se inscreveu no programa Palmas Solar até 30 de novembro do ano passado, o desconto pode chegar a 60%, dependendo dos requisitos atendidos.

O IPTU, juntamente com as taxas de Coleta de Lixo (TCL) e a Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip), inclusas no carnê, podem ser parcelados em até dez vezes, com valor mínimo de parcela de 20 UFIPs, equivalente a R$ 88. O número de parcelas será determinado pelo valor mínimo.

Porto Nacional

Em Porto Nacional, a Prefeitura informa que o prazo com desconto, que chega até a 35%, também finaliza no dia 15 de março. O imposto pode ser pago ainda de forma parcelada, com a primeira parcela vencendo na mesma data da parcela única com desconto. O parcelamento será feito em no máximo dez vezes, dependendo do valor do imposto devido. Quem quitar o imposto à vista ainda vai concorrer a prêmios como eletrodomésticos, viagens para o Jalapão e Caldas Novas, além de motos e carro 0 km.

Conforme a Prefeitura, o contribuinte pode solicitar o boleto no Porto Rápido, localizado na Av. Presidente Kennedy, número 883, centro ou na Subprefeitura de Luzimangues, também é possível emitir os boletos pelos sites: www.portonacional.to.gov.br ou www.portorapido.com. Ainda é possível solicitar pelo e-mail: portorapido@hotmail.com, caso o imóvel seja da cidade de Porto Nacional e distritos de Escola Brasil e Pinheirópolis ou coletoriasubporto@gmail.com, caso seja em Luzimangues.

Importância do Planejamento

O gerente regional da Buriti Empreendimentos, Anderson Diedrichs, alerta que o não pagamento do imposto pode ocasionar, além de cobranças de multas e juros, a inscrição do contribuinte na dívida ativa e, em casos extremos, até mesmo o penhor do imóvel. “O desconto à vista é bastante vantajoso para quem tem essa reserva guardada ou se organizou para o pagamento. Já para quem preferir, o pagamento parcelado é uma forma mais tranquila de quitar o imposto, evitando maiores problemas no futuro”, destaca.

O presidente da Associação das Empresas Loteadoras do Tocantins (AELO-TO), Pablo Teixeira, também reforça a importância do pagamento do IPTU em dia. “Essa ação garante o desenvolvimento do município e traz benefícios para todos os moradores, como mais segurança, melhor infraestrutura e mais qualidade de vida. Além disso, o pagamento em dia oferece grandes vantagens para os contribuintes, que podem ter descontos ou formas de parcelamento facilitadas”, conclui.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp