Os cuidados de prevenção com a saúde bucal ajudam a aumentar o conforto e o bem-estar durante os quatro dias de comemoração.

Da Redação

Depois de dois anos sem as festas oficiais de carnaval, a volta dos trios elétricos e blocos de rua promete momentos de risadas, sorrisos e paqueras para os foliões por todo o Brasil. O período representa uma prova de resistência em nome da diversão, com chuva, sol e horas longe de casa. Os cuidados de prevenção com a saúde bucal ajudam a aumentar o conforto e o bem-estar durante os quatro dias de comemoração. 

Segundo a dentista e coordenadora de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Manuella Lamarão, um dos principais problemas desse evento é a desidratação. “O corpo em movimento, exagero na bebida alcoólica e beber pouca água, além de se alimentar mal pode trazer mau hálito e deixar os foliões mais propícios a infecções pela boca. É necessário tomar alguns cuidados para não comprometer o bem-estar dos brincantes”, alerta a docente.

A dentista ainda destaca cinco dicas para preservar a saúde bucal durante o carnaval:

Hidratação: A perda de água e sais minerais por meio da transpiração faz com que as pessoas cheguem à exaustão e desenvolvam a halitose. A melhor alternativa para combater o cansaço é a hidratação constante, antes, durante e depois da festa.

Alimentação: Grandes períodos de jejum podem gerar mau hálito. A ingestão de alimentos detergentes, como maçãs, peras, cenouras, pepino e chicletes sem açúcar, irão ajudar, temporariamente, na limpeza dos dentes na falta de uma escova, pois auxiliam na remoção de gordura e de placas bacterianas.

Viagens: Foliões que pretendem visitar outras cidades para aproveitar o carnaval devem permanecer com os cuidados com a saúde da boca. É importante levar um kit básico com itens de higiene bucal, com escova portátil, pasta de dente e fio dental.

Proteção labial: Os lábios podem ficar bastante ressecados com a exposição ao sol e a possível desidratação. É necessário proteger a pele da boca com um hidratante labial para proteção contra raios solares.

Bebidas: O álcool contribui para a desidratação e reduz a produção de saliva, o que representa um risco para os dentes com a acidez bucal. Os refrigerantes e outras opções açucaradas compromete o esmalte bucal por meio da desmineralização e aumenta as chances do aparecimento de cáries. O consumo dever ser feito moderadamente, intercalado com goles proporcionais de água.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp