A pouco mais de um mês de encarar o projeto mais ousado de sua carreira, a garota tímida que cantava durante as missas de domingo não imaginava que a música se tornaria sua grande aposta de vida e realização profissional

Redação

Dia 7 de maio será marcante para a paulista Carol Villa, de 27 anos.  A cantora vai gravar seu primeiro DVD, Tempo ao Tempo, com 10 faixas entre inéditas e releituras além de parcerias com outros grandes artistas. O registro acontecerá na belíssima Lagoa Santa Rita, em Vinhedo, sua cidade natal, em um espaço paradisíaco onde vão se reunir 150 convidados.

O título do DVD não foi escolhido por acaso. Ele retrata e resume a trajetória da própria cantora, que levou exatamente 20 anos para concretizar seu desejo de infância. “Nem nos meus maiores sonhos eu imaginava que isso um dia iria acontecer. Por isso, o nome do DVD traz um pouco dessa reflexão. Temos que entender que tudo tem um tempo certo. Precisamos estar confiantes de que tudo se desenrolará conforme destinado. É necessário cultivar a paciência, a aceitação e a gratidão”, ressalta. “Sempre gostei muito de cantar, mas nunca pensei que a música poderia ser, de fato, a minha profissão. Tinha muitos medos e incertezas em relação ao mundo artístico”, confessa.

Os primeiros passos...

As primeiras aparições como cantora foi ainda na infância, aos sete anos, quando após muita insistência, deixaram a pequena Carol cantar nas missas de domingo. “Na minha família ninguém canta e, apesar disso, eu sempre tive uma relação muito especial com a música. Costumo dizer que eu canto porque minha mãe cantava quando estava grávida de mim”, brinca.

Paulista, nascida em Vinhedo, interior de São Paulo, a artista é a caçula de dois irmãos e se lembra que, nos fins de semana, era comum a família passar longas horas ouvindo modas de viola e sertanejo raiz. “Ouvíamos muito Chitãozinho e Xororó, Milionário e Zé Rico. Foi aí minha primeira influência. Mais tarde me encantei com Bruno e Marrone, que se tornaram uma grande referência musical na minha trajetória”, afirma ela, elogiando a potência musical de Bruno, a quem usa como inspiração em suas aulas de canto.

Como os pais tinham que trabalhar para sustentar a família, era o irmão mais velho, Diego, de37 anos, que cuidava da irmã caçula. Essa parceria, cuidado e amizade permaneceram e se fortaleceram na juventude e na vida adulta até a chegada aos palcos. Durante muitos anos, ela e o irmão dividiam o palco em barzinhos, casamentos e conciliavam a rotina de shows com um trabalho formal CLT. “Trabalhávamos de dia e cantávamos à noite. Chegamos a fazer 8, 9 shows por semana. Mas era meu irmão que escolhia o repertório, fazia piadas e a interação com o público do palco. Eu canto e me solto no microfone, mas sempre fui muito tímida para falar e interagir com o público”, destacando que esse é um dos pontos desafiadores de sua carreira.

Dias de luta....

....Antes de decidir viver da música profissionalmente, Ana Carolina Ribeiro – nome de batismo da artista – atuou em diversas áreas. Foi babá, técnica administrativa, trabalhou em uma funerária, foi estudante de fisioterapia – não concluiu a graduação por falta de recursos financeiros - e seu último trabalho formal foi como vendedora de parafusos em uma fábrica. “Eu tinha na cabeça que precisava escolher uma carreira tradicional para me manter e, ao mesmo tempo levar alegria e alívio às pessoas de alguma forma.  A música sempre me acompanhou como um hobby”, explica. Foi recentemente, nos últimos dois anos, que ela passou a investir para valer na carreira de cantora, conciliando com outras atividades profissionais. Até que decidiu mergulhar de cabeça em seu sonho....

Dias de glória.... Prazer, Carol Villa!

Em 2021, seu primo Tuta Mendes mostrou o trabalho da artista para um amigo dele, o produtor musical Jefferson Alves, criador do Vista Music. Esta foi a primeira vez que Carol entrou num estúdio profissional e ficou encantada. De cara recebeu logo o convite para gravar sua primeira música autoral, intitulada “Se Não Me Assumiu”, inspirada em um romance mal sucedido. De lá pra cá, Jefferson se tornou seu produtor, orientador, agente. “Ele auxilia no meu desenvolvimento como artista de forma geral. Como devo falar, me portar no palco, o que fazer para gravar um vídeo, enfoques de entrevistas, escolha de repertório”, explica a cantora.

Foi por influência de seu empresário Fabiano Oliveira da FX Capital – e de uma numeróloga especializada – que Ana Carolina Ribeiro passou a utilizar o nome artístico Carol Villa. Segundo ela, essa é uma tradição em grandes nomes da música sertaneja, como Gustavo Lima e Zezé Di Camargo e Luciano. Esses e muitos outros cantores adotam outros nomes para impulsionar a fama.

Antes da gravação do DVD, Carol estava envolvida na releitura de clássicos da MPB e, especialmente do sertanejo.  Semanalmente, sempre às sextas-feiras, lançava uma música de grandes ídolos como Daniel, Zezé Di Camargo e Luciano, César e Paulinho, Rick e Renner, entre outros, mas com uma roupagem e arranjos totalmente diferentes. Este ano, o projeto passou a ser quinzenal e todas as músicas ficam disponíveis nas principais plataformas de streaming como o Spotify, além do YouTube.

Para escolher o reportório, Carol prefere, em geral, as músicas românticas. “A letra não precisa estar necessariamente ligada à minha vida ou a uma situação pessoal. Pode ser uma situação cotidiana. Eu só preciso senti-la.  Preciso que ela toque meu coração de alguma maneira”, revela.

Além de estar presente em plataformas de streaming, a cantora já é conhecida em algumas importantes rádios do interior de São Paulo, como Rádio Nativa, de Campinas, em que já fez participações especiais.

Mas a dedicação 100% na vida musical aconteceu recentemente, no início de 2024, que Carol Villa se sentiu preparada para se desligar totalmente do  trabalho CLT e se dedicar à carreira. “A gota d’água foram algumas oportunidades de entrevistas em rádio e TV que eu não conseguia participar porque estava em horário de expediente. Como já tínhamos todo o projeto do DVD desenhado, senti que era o momento certo de arriscar”.

O DVD Tempo ao Tempo começou  a ser pensado em 2023 e terá apenas músicas inéditas.  Foi todo idealizado para refletir a identidade simples, autêntica e determinada de Carol. Desde a escolha da  cidade – ela fez questão que fosse em Vinhedo. Afinal, foi lá onde tudo começou –passando pelo  local paradisíaco em meio à natureza, até à escolha das participações especiais e a recepção para 150 convidados, incluindo familiares, amigos e artistas.

O próprio texto do convite começa com um versículo bíblico. “Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer” (Eclesiastes 3-1.8). No texto, ela reforça a importância da fé, da persistência e da gratidão durante a jornada.

Além da gravação do DVD Tempo ao Tempo, a cantora está se dedicando  a estudar música e a realizar aulas de canto semanais com Fausto Caetano, professor de técnica vocal da dupla Sandy e Junior durante a turnê “Nossa História”, entre outros artistas. Carol também pratica técnicas de comunicação e posicionamento de palco e busca inspirações e referências em outros artistas que admira. O importante mesmo é que o próximo passo já está definido:  acabar de definir o repertório e as participações especiais do novo projeto e rodar o Brasil divulgando o novo trabalho, que se tornou a mais improvável realidade daquela menina que pedia uma oportunidade de cantar durante as missas de domingo.

Informações da gravação do DVD:

Data: 07 de maio

Lagoa de Santa Rita

Endereço: Rod. Engenheiro Miguel Melhado Campos, 5.540 – KM 80 – Vinhedo – SP

Ingressos: https://www.ticketsforpay.com.br/evento/1038/dvd-tempo-ao-tempo/

Redes Sociais:

Instagram @carolvillacantora 

Youtube: https://www.youtube.com/@carolvillacantora

 

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp