Mercado de carros usados no Brasil vendeu 5,4 milhões de unidades no primeiro semestre de 2024, enquanto as vendas de veículos novos chegaram a 1,08 milhão de unidades

Redação I Giovana Cecília

No primeiro semestre de 2024, o mercado de carros usados no Brasil registrou vendas muito maiores que o de veículos novos. Segundo dados da Fenabrave, (associação dos distribuidores de veículos), 5,4 milhões de automóveis usados foram comercializados entre janeiro e junho, enquanto 1,08 milhão de carros novos foram licenciados no mesmo período.

Essa diferença nas vendas mostra a preferência dos consumidores por veículos de segunda mão, que geralmente têm preços mais acessíveis e uma depreciação menor. Em média, para cada carro novo vendido, cinco carros usados foram negociados.

Os modelos mais vendidos no mercado de usados incluem o Volkswagen Gol e o Fiat Palio. Em junho de 2024, o Gol liderou com 62.262 unidades negociadas, seguido pelo Palio com 35.275 transações.

O preço é um fator importante na escolha dos consumidores. Por exemplo, um Fiat Palio 1.0 de 2017 pode ser encontrado por cerca de R$ 40 mil, enquanto um Fiat Mobi zero-quilômetro custa aproximadamente R$ 72.990.

A Tabela FIPE, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), fornece preços médios de veículos novos, seminovos e usados, com atualizações mensais baseadas em dados coletados em todo o Brasil, excluindo variações extremas para obter uma média representativa.

Além de servir como referência para compradores e vendedores na hora de avaliar e negociar, a tabela também é usada para calcular o valor do IPVA e das indenizações de seguros de automóveis.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp