O objetivo do projeto é construir mensagens que abordam os pontos-chave sobre a proteção, defesa e preservação da Amazônia.

Da Redação

Embora pouco conhecidas, existem muitas histórias sobre a Amazônia, narradas e protagonizadas por quem vive na região e luta pela sua proteção. Para que essas narrativas sejam mais conhecidas e reconhecidas como caminhos concretos para proteção dos territórios, um grupo de organizações locais se reuniu para criar uma Casa de Mensagens ? um aplicativo e um kit físico por meio do qual a região e a luta por ela são narradas pela perspectiva local. Esse material está sendo distribuído nas universidades e faculdades dos estados da Amazônia Legal, além de coletivos e organizações da sociedade civil. Também será promovido nas redes sociais.

As ilustrações do projeto foram desenvolvidas por artistas da Região Amazônica, entre eles, Henrique de Almeida, do Acre; Gil Reis e Thai Rodrigues, do Amapá; Irena Freitas, do Amazonas; Fred Hildebrand, do Mato Grosso; Renata Segtowick, do Pará; Winny Tapajós, do Tocantins; e Jailson Belfort, do Maranhão. Os vídeos para redes sociais têm narração feita pela Maré Cheia, de Belém do Pará.

Como funcionará o aplicativo? 

As mensagens construídas coletivamente pelas organizações amazônidas foram inseridas graficamente em uma casa típica da região para destacar que a conversa é sobre o lugar que essas vozes habitam. O projeto é dividido em "varanda", onde é possível "conversar" sobre "resgatar a memória dos povos". Já no "interior" da casa, a narrativa é "sobre construir políticas de coexistência" e, no quintal, a conversa é "sobre reintegrar tecnologias ancestrais".

Veja o vídeo do projeto ?Casa de Mensagem" abaixo:


 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp