Datas comemorativas como essa, são uma ótima oportunidade para criar lembranças e fortalecer a relação do casal.

Da Redação

No Brasil, o dia 12 de junho é destinado ao Dia dos Namorados. Datas comemorativas como essa, são uma ótima oportunidade para criar lembranças e fortalecer a relação do casal, mas muitos acabam decidindo deixar o momento passar em branco por conta da alta procura por restaurantes e presentes no período, ou ainda, devido à falta de tempo. Com isso, o "Especial Dia dos namorados" do DT traz algumas dicas valiosas para você não deixar a data em branco.   

Por que junho e não fevereiro?

Muitos podem já ter se questionado o porquê de no Brasil não se celebrar o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, mesma data em que se celebra o Dia de São Valentim e o Dia do Amor nos Estados Unidos e na Europa. A verdade é que não existe nada romântico envolvido com a questão, mas, sim, comercial.

A ideia de estabelecer o dia do romance e do amor no país em 12 de junho veio de João Doria, publicitário e pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Em 1948, sua agência de publicidade e propaganda foi contratada por uma loja com o objetivo de alavancar as vendas no mês de junho, já que sempre eram muito baixas. Inspirado pelo Dia das Mães e a troca de presentes anuais, sugeriu a data por conta de ser a véspera da celebração de Santo Antônio, momento conhecido por estipular casamentos em todo o Brasil.

Veiculando propagandas com slogans, como "Não só de beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga", a celebração se popularizou em todo o país e, posteriormente, tornou-se uma comemoração nacional, sendo considerada a terceira melhor data para o comércio brasileiro.

Como inovar e comemorar o Dia dos Namorados deste ano?

De certo que, desde 1948, quando a data foi sugerida, muitos casais optam por celebrar o Dia dos Namorados frequentando restaurantes românticos e trocando presentes. Mas, por conta da alta procura, o período é também sinônimo de grandes filas e esperas para conseguir uma mesa, além da elevação de preços. Por isso, para os que gostam da ideia de uma celebração mais intimista, sem multidões e agitação envolvida, nada como preparar o seu próprio ambiente romântico.

Dentre os elementos que são sinônimos de romance para cada um, o principal é a escolha de como será esse momento especial. Para aqueles que são confiantes na cozinha, nada como preparar o prato preferido da pessoa amada ou trazer uma seleção de bebidas para esquentar.

Para Caroline Lima, o dia remete a aconchego e companheirosmo. "Aqui já nos programamos para que a noite seja especial. Este ano não encontramos outos meios para celebrar fora ou com presentes, então decidimos que será uma noite de filme e um jantar feito por nós". 

Já para o casal apaixonado, Henrique e Beatriz, a data terá troca de presentes e o aconchego do lar. "Aqui já fizemos a troca de presentes antecipada, mas hoje faremos um jantar. Farei uma macarronada simples e sentaremos na sacada para ouvirmos música. É uma programação que adoramos fazer", conta. 

Confira abaixo três ideias para preparar um ambiente romântico para o Dia dos Namorados:

Invista na iluminação

Normalmente, o Dia dos Namorados é celebrado durante a noite. Por isso, o clima romântico costuma ser associado ao ambiente não tão iluminado. Invista em velas e luminárias para tornar o local diferente e climatizado, tornando-se também mais aconchegante para o casal. 

Inove na escolha do ambiente e nos elementos

Para os apaixonados que passarão o Dia dos Namorados em suas próprias casas, se acomodem de maneira diferente do que no dia a dia. Por exemplo, trocando o sofá ou a cama de lugar, jantando à luz de velas na varanda. Ou ainda, trazendo elementos que remetem ao amor do casal, como revelando fotos especiais, apostando em flores ou objetos que os parceiros gostam.  

Escolha um cardápio especial

Há quem diga que o cardápio é crucial para o momento. Então que tal uma tábua de frios? 

Para uma tábua de frios simples e sem muita sofisticação, dê preferência aos Embutidos, (Mortadela, Presunto, Salame, Peito de peru, Lombo, Rosbife, Parma, Linguiça, Salsicha ou Kafta). Além disso, os queijos são uma ótima pedida (Mussarela, Parmesão, Gorgonzola, Brie, Cheddar, Gouda, Provolone, Roquefort, Prato ou Camembert). Para finalizar não esqueça das opções de acompanhamentos como as Torradas, Pães Bolachas, Azeitonas, Palmito, Patês, Molhos, Ovos, Geléias ou Frutas frescas.

Gosta de saladas com um toque crocante? Uma boa dica é apostar nessa receita que leva alface-americana e croutons de pão de forma. Além disso, o prato é complementado com um molho de mostarda e outros ingredientes cheios de sabor, como cebola, cenoura, milho, palmito, atum e uvas-passas.

Para proteína que tal um lombo assado com legumes, ou clássico filé de frango à parmegiana. São excelentes pedidas para o cardápio barato, prático e rápido. 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp