O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc por meio da Fundação Cultural de Palmas- Prefeitura Municipal de Palmas

Da Redação

Uma palhaça que decide fazer de uma velha bicicleta o palco para sua arte. Este é o cenário do espetáculo “Circo Bike da Pitomba”, uma realização do  Instituto Cultural e Ambiental Tocantinense (ICAT). A atriz Karla Oliveira é quem interpreta as diversas camadas de Pitomba, uma uma palhaça que representa o arquétipo da ingenuidade e se depara com desafios que de ressignificar sua arte de forma a abraçar suas vulnerabilidades, em vez de lutar contra elas. E é nesse momento e amparada por uma velha bicicleta, que Pitomba cria seu circo.

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc por meio da Fundação Cultural de Palmas- Prefeitura Municipal de Palmas. A produção consiste em um vídeo que demonstra a importância da alegria, da esperança e o fortalecimento da arte circense como instrumento impulsionador de mudanças e transformações sociais.

“Experimentando sensações diversas e exercendo seu papel social como artista, Pitomba busca através do seu Circo Bike levar um novo olhar para os moradores de sua pequena e pacata cidade. Um olhar de empatia que proporcionará alegria e graça em   uma conexão coletiva, proporcionada pelas redes sociais”, diz Karla Oliveira

A criação do texto e direção-geral é de Andrea Bangoim. Ela conta que o “Circo Bike da Pitomba” nasceu da necessidade de homenagear os artistas por meio de uma PALHACA, o maior estereotipo da alegria no mundo da arte. A ideia é demonstrar a mistura de emoções e sentimentos que invade a personagem principal e suas saídas para o momento pandêmico que exige fundamentalmente o isolamento social. “Entre diversas incertezas a classe artística sofreu um grande impacto ocasionado pela pandemia, e creio, que como um enorme desafio ao processo de suas produções. Mas a certeza ê que como, artista, cada um encontrará suas formas de superação. Também acredito que a forca motriz de todo artista é o amor elo que faz. E assim O Circo Bike da Pitomba busca contribuir com doses de força, otimismo, e amor ao fazer artístico.”, conta a diretora.

O projeto “Circo Bike da Pitomba” conta, também, com a criação de arte de Taiana Bangoim e Gravação e Edição de Vídeo por Kesia Garcia Ferreira. Os conteúdos de bastidores podem ser conferidos no perfil @circodapitomba no Instagram.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp