A pasta ainda tem realizado reuniões na macrorregional para traçar uma estratégia de vacinação contra a covid-19 deste ano.

Redação

?A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou ao Diário Tocantinense que o Tocantins registrou entre os dias 01 a 27 de janeiro deste ano, 2.494 casos de Covid-19 e 03 óbitos.

A pasta ainda tem realizado reuniões na macrorregional para traçar uma estratégia de vacinação contra a covid-19 deste ano. Com as novas estratégias para 2024, a imunização contra a covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Pessoas com maiores chances de contrair doenças e as formas graves delas serão priorizadas. É mantida a recomendação de imunização das pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário, as que não foram vacinadas anteriormente ou que não tenham completado o esquema vacinal. Para se vacinar contra a covid-19, é preciso ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.

Os grupos prioritários são os que apresentam maiores chances de contrair doenças e as formas graves delas. Participantes dos grupos prioritários deverão tomar a vacina contra a covid-19 a cada seis meses ou anualmente, dependendo do risco. Pessoas de 60 anos ou mais, imunocomprometidas, gestantes e puérperas devem tomar a cada seis meses.

Deverão ser vacinadas anualmente contra a covid-19, indígenas vivendo em terra indígena e fora da terra indígena; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos; funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

Orientações

A partir de 2024, a vacinação contra a covid-19 terá como foco as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que é constituída por três doses, aplicadas com intervalos.

Crianças com 5 anos de idade ou mais, adolescentes, adultos e idosos, que não tenham sido vacinados anteriormente (nenhuma dose prévia) ou que tenham recebido apenas uma dose da vacina contra a covid-19, poderão iniciar e/ou completar o esquema primário de vacinação.

O esquema primário de vacinação consiste em duas doses da vacina contra a covid-19, disponível e recomendada para cada idade, com intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses.

Qualquer pessoa do grupo prioritário está apta a receber dose de reforço, no ano 2024 da vacina contra a covid-19 disponível. A indicação é de uma dose anual ou a cada seis meses.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp