Para essa sessão foram protocolados 4 pedidos de impeachment

Da Redação

Em sessão ordinária da manhã desta terça-feira, 7, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antônio Andrade (PSL) aceitou um pedido de abertura de impeachment contra o governador afastado Mauro Carlesse. Por questões de Saúde, a deputada Luana Ribeiro não pode estar presente e mandou um representante. 

Para essa sessão foram protocolados 4 pedidos de impeachment: um do deputado Junior Geo (PROS), um do Deputado Federal Vicentinho júnior (PL) um de Cleiton Pinheiro, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins, e um do Advogado Evandro Mello, que foi o único aceito. 

Os 3 processos negados não estavam dentro dos parâmetros de admissibilidade. Para Evandro, seu processo teve um diferencial técnico que possibilitou que seu processo fosse aceito, " Eu fiz um aditamento incluindo uns fatos novos que ocorreram em Gurupi, com a sentença condenatória, recorrível, porém condenatória" ressalta.

A sessão ordinária contou com a presença de todos os deputados da assembleia que votaram a favor de aceitar o pedido de impeachment. 

Como se trata de um processo legal com acusações feitas ao governador afastado Mauro Carlesse, o processo passará por várias fases, averiguar cada processo e pode levar vários meses para se chegar a conclusão, no Rio de Janeiro, o mesmo processo levou 10 meses. O primeiro passo a partir de agora  é formar uma comissão  especial na assembleia  para analisar o caso. 

Ao ser questionado sobre a tramitação o deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM), afirma que é preciso nesse momento esperar o desenrolar do processo, " É saudável que esperemos a públicação do ato da mesa que vai então formalizar o pedido de impeachment" declara. 

Ao ser questionado sobre sua decisão   o presidente da  Assembleia, Antônio Andrade (PSL) defende que se  baseou nos trâmites legais e o processo vai seguir dentro desse eixo, " É prerrogativa minha, a admissibilidade é minha, eu acatei a solicitação do nosso procurador e vamos dar seguimento ao pedido de impeachment"

Ficou marcada para a tarde a sessão que escolherá cada representante dos 5 blocos da comissão.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp