Os casos foram confirmados este ano no país, com nove mortes registradas. Todos os óbitos ocorreram na Região Sudeste - sete em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro.

Da Redação

A doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii, tem ganhado cada vez mais notoriedade e preocupação por parte do poder público. Isso porque a doença fez mais de 53 vítimas por todo o país. 

Os casos foram confirmados este ano no país, com nove mortes registradas. Todos os óbitos ocorreram na Região Sudeste - sete em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro. Quanto ao número de casos, a maior concentração de ocorrências é verificada nas regiões Sudeste (30) e Sul (17). 

Até o momento nenhum caso foi confirmado no Tocantins. 

Outros casos 

Segundo o Ministério da Saúde, 753 pessoas morreram por febre maculosa no Brasil entre os anos de 2012 e 2022. Os dados também apontam que o país teve 2.157 casos confirmados ao longo de 10 anos, 36% deles registrados em São Paulo. Considerando apenas as mortes, municípios paulistas concentram 62% do total (467 óbitos).

Transmissão:

De acordo com o Ministério da Saúde, para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os carrapatos mais jovens e de menor tamanho são os mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Sintomas:

Os principais sintomas da Febre Maculosa são:

  • Febre

  • Dor de cabeça intensa.

  • Náuseas e vômitos.

  • Diarreia e dor abdominal.

  • Dor muscular constante.

  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.

  • Gangrena nos dedos e orelhas.

  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.

Além disso, com a evolução da Febre Maculosa é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.

Tratamento:

O tratamento oportuno da Febre Maculosa é essencial para evitar formas mais graves da doença e até mesmo a morte da pessoa. Assim que surgirem os primeiros sintomas, é importante procurar uma unidade de saúde para avaliação médica. O tratamento é feito com antibiótico específico. Em determinados casos, pode ser necessária a internação da pessoa. A terapêutica é empregada por um período de 7 dias, devendo ser mantida por 3 dias, após o término da febre. A falta ou demora no tratamento da Febre Maculosa pode agravar o caso podendo levar ao óbito.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp