A região norte do Estado ganha um declínio de 2ºC a 5°C

Da redação

Ainda que o registro de temperaturas baixas seja um fato facilmente observável em algumas partes do Estado, como Gurupi que nos próximos dias registrará 15°C – a cidade de Colinas do Tocantins também será afetada. 

Segundo a meteorologista Elizabete Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município terá em seus registros a mínima de 19°C nesta quarta-feira,18, e quinta-feira, 19. 

Mesmo que as regiões centrais sejam as mais afetadas, a região norte do Estado ganha um declínio de 2ºC a 5°C. Em Araguaína, mais ao norte, os termômetros registraram a mínima de 20°C, também na quarta e quinta. 

Municípios mais afetados 

Segundo a previsão, o município de Gurupi, localizado na região sul do Estado, será o mais afetado e poderá registrar 15ºC na sexta-feira, 20. Na quarta-feira, 8, a temperatura se mantém estável, com mínima de 24°C e máxima de 36°C. A mudança acontece a partir de quinta-feira, 16, onde a temperatura já cai para os 15°C graus. 

Em Palmas a mínima também está prevista para a sexta-feira, 20, com 17ºC. nos demais dias da semana a temperatura mínima é de 21°C e a máxima 32°C. 

Fenômeno

Uma frente fria histórica vai derrubar as temperaturas em boa parte do Brasil, começando pela região Sul e atingir mais partes do país nos dias seguintes, chegando até o Tocantins. De acordo com os serviços de meteorologia, o frio intenso é comum, mas não com tanta intensidade para esta época do ano.

A explicação para as temperaturas despencarem é uma massa de ar frio intensa que avança rapidamente pelo país, cuja principal característica é o esfriamento das águas do Oceano Pacífico, que provoca invernos rigorosos e secas severas.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp