O cometa também poderá ser visto em 2 de fevereiro, quando atingirá seu ponto mais próximo da Terra (0,29 UA/ 27 milhões de milhas/ 44 milhões de km).

Da Redação

O cometa, intitulado como E3 ZTF, recentemente descoberto, aparecerá pela primeira vez em 50 mil anos nesta quinta-feira, 12, e ao longo das próximas semanas.

Segundo a EarthSky ele é um pequeno corpo rochoso e gelado, de apenas 1 km de diâmetro, e foi descoberto em março de 2022 pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF), que opera o telescópio Samuel-Oschin, do Observatório Palomar, na Califórnia.

No ponto da órbita o cometa está a aproximadamente a distância da Terra ao sol em 1,11 UA . Mais tarde, em 2 de fevereiro, o cometa atingirá seu ponto mais próximo da Terra (0,29 UA/ 27 milhões de milhas/ 44 milhões de km).

Como o cometa C/2022 E3 (ZTF) recebeu esse nome?

Os astrônomos descobriram o cometa C/2022 E3 (ZTF) usando o telescópio robótico Samuel Oschin de 48 polegadas (1,2 metros) , parte do Zwicky Transient Facility ( ZTF ), localizado no Monte Palomar, no sul da Califórnia. Eles o descobriram em 2 de março de 2022 e foi o terceiro objeto desse tipo descoberto no quinto semestre (A, B, C, D, E) do ano. Assim, 2022 E3 (ZTF).

Em quais hemisférios ele poderá ser visto?

O cometa entrou em nosso sistema solar pelo norte e, em 12 de fevereiro de 2023, passa para o sul de nosso plano orbital.

Os observadores do Hemisfério Norte terão uma visão do cometa até o final de abril de 2023, quando o cometa, então um objeto telescópico, desaparecerá no crepúsculo da noite.

Os observadores do hemisfério sul, no entanto, perderam a visão do cometa no início de outubro de 2022. Ele desapareceu no crepúsculo da noite enquanto se dirigia rapidamente para o norte. A próxima visão do cometa ocorrerá no início de fevereiro de 2023, quando ele aparecer acima do horizonte norte.

Como ver o cometa?

Atualmente, o Cometa 2022 E3 mudou-se para o céu da manhã para os observadores do Hemisfério Norte. Ele só poderá ser visto através de binóculos no céu da manhã, para observadores do céu no hemisfério Norte. De quinta para sexta, ele segue em direção a Corona Borealis, indo ao pólo celeste norte e Polaris. Mais tarde, estará na vizinhança geral de Polaris - a Estrela do Norte - em 30 de janeiro. À medida que se aproxima de Polaris, ficará visível no início da noite.

Fala Comunidade