Assim como no primeiro turno, a votação ocorrerá ao mesmo tempo nos 5.570 municípios do país: das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

Da Redação

O segundo turno das Eleições 2022 ocorre neste domingo, 30, em todo o Brasil. Diferentemente do primeiro turno, desta vez serão apenas dois cargos em disputa - presidente e governador (nos 12 estados que têm disputa de segundo turno local). Assim como no primeiro turno, a votação ocorrerá ao mesmo tempo nos 5.570 municípios do país: das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

Para presidente, disputam o eleitorado brasileiro os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente terminou o primeiro turno na frente do atual mandatário com uma diferença a favor de mais de 6 milhões de votos - as pesquisas eleitorais do segundo turno também indicam um favoritismo de Lula, mas levantam para uma disputa acirradíssima entre os presidenciáveis.

O voto é considerado obrigatório para todo brasileiro de 18 a 69 anos, sendo facultativo para quem tem 16 e 17 anos ou dos 70 anos para cima. O eleitor deverá votar no seu colégio eleitoral ou exercer o voto em trânsito, caso tenha feito o pedido no prazo estipulado pelo TSE. 

Quais os documentos aceitos para votar?

Para votar, os eleitores devem levar para a seção eleitoral um documento oficial com foto, como a carteira de identidade; CNH; Identidade social; Passaporte; Carteira de categoria profissional reconhecida por lei Reservista ou Carteira de Trabalho 

Apesar da não obrigatoriedade, a Justiça Eleitoral recomenda que os cidadãos também levem os títulos de eleitor ou sua versão digital (e-Título) para votar, já que nele constam informações sobre a zona e seção eleitoral, o que pode facilitar o processo. O título eleitoral, no entanto, deverá sempre ser apresentado junto com um dos documentos oficiais com foto citados acima.

Neste turno, qual a ordem de votação? 

O primeiro cargo que aparecerá na urna eletrônica será o de governador, para os estados que possuem segundo turno. Logo depois aparecerá o cargo de presidente. O eleitor deverá digitar o número, conferir o nome e a foto no visor e aguardar um segundo para confirmar o voto. Caso o eleitor digite um número errado e não apareça a foto ou nome do seu candidato, deverá apertar a tecla laranja (corrigir) e reinserir os números corretos. Não é permitido pedir ajuda durante a votação. 

 

Também vale lembrar que não é permitido entrar com o celular na cabine de votação. O aparelho deve ser deixado com os mesários ou em uma mesa disponível no local. 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp