Para que não haja dúvida e auxiliar na identificação, o DT conversou com um médico que orienta sobre os sintomas de cada uma dessas doenças.

Redação

Levando em consideração que febre, dor de cabeça, mal-estar e fraqueza são sintomas comuns de várias doenças, a exemplo da Covid-19, dengue e da gripe, a dúvida que pode ficar é como diferenciar essas enfermidades. Vale lembrar que é importante saber que, embora sejam igualmente causadas por vírus, a transmissão delas ocorre de maneiras diferentes e todas contam com tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo com a realização de exames, como nos casos de Covid-19 e dengue.

Para que não haja dúvida e auxiliar na identificação, o DT conversou com o médico Henrique Cavalcante que orienta sobre os sintomas de cada uma dessas doenças. Além disso, explica qual o momento certo para buscar ajuda médica e evitar complicações.

"Mesmo sem identificar a doença, é importante já aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Além disso, é possível realizar testes para identificá-las e fazer o tratamento adequado", diz, ao enfatizar que o diagnóstico correto só pode ser feito por médicos. "Não posso deixar de mencionar que é preciso buscar assistência na unidade de saúde mais próxima, para que os profissionais entendam o caso e o tratem da maneira correta". 


Gripe

A gripe é uma doença causada pelo vírus da influenza que conta com mutações. Os sintomas mais comuns são a febre, dor de garganta, tosse, dores de cabeça, dores no corpo, cansaço e mal-estar. Em alguns casos, podem ocorrer calafrios, coriza, congestão nasal e diarreia, principalmente em crianças. Diferente da Covid-19, a gripe tem período de incubação mais curto. Ou seja, seus sintomas surgem de forma rápida, e a piora no quadro é aguda.

Dengue

O mosquito fêmea do Aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue. Os sintomas clássicos dessa doença infecciosa são a febre de início repentino, dores de cabeça, dores no corpo e mal-estar. Além desses sintomas, a dengue também causa dores nas articulações, manchas avermelhadas pelo corpo, diarreia, dores musculares e dores nos olhos. Em algumas pessoas pode estar presente a dor abdominal, irritabilidade, náusea e vômito.

Covid-19

A Covid-19 é uma infecção causada pelo coronavírus (Sars-CoV-2). Os principais sintomas da forma leve da doença são tosse, dor de garganta ou coriza, perda de paladar e olfato, dor abdominal, febre, calafrio, dor muscular, fadiga e dor de cabeça. Há pacientes que não apresentam sintoma.  Já os sintomas graves envolvem falta de ar, dores no peito e cansaço/fadiga ao realizar atividades básicas do dia a dia (como andar). O vírus passa por mutações e, consequentemente, há o desenvolvimento de novas variantes. Os sintomas podem variar conforme a variante.

Como diferenciar essas doenças?

O quadro respiratório é a principal forma de diferenciar a gripe, dengue e Covid-19. Afinal, sintomas respiratórios, como tosse, dor no peito, falta de ar, alterações do olfato e paladar não estão presentes na dengue. Contudo, a gripe e o Covid-19 nem sempre são tão fáceis de diferenciar. Por isso, é importante manter os mesmos cuidados quando a suspeita é de alguma dessas doenças, evitando também a contaminação de outras pessoas.

O que fazer ao perceber esses sintomas?

Ao perceber os sintomas da gripe, dengue ou Covid-19, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Além disso, quando houver suspeita, é possível realizar testes para identificar a doença e, consequentemente, fazer o tratamento adequado. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico. Por isso, sempre que possível, busque atendimento médico. Outro ponto importante é observar a evolução dos sintomas. Na presença de quadros que envolvam falta de ar, dificuldades para respirar, prostração, dores abdominais e vômitos frequentes e sangramento de mucosas procure atendimento médico de urgência.

Saiba identificar os sintomas:

Covid-19

- Falta de ar

- Dificuldades para respirar

- Prostração

- Dor de cabeça

- Tosse

- Coriza

- Dor no corpo

- Dores abdominais e vômitos

Dengue

- Febre alta

- Dor no corpo e nas articulações

- Dor atrás dos olhos

- Mal-estar

- Dor de cabeça

- Manchas vermelhas no corpo

Os sinais de alarme (indicam gravidade) da dengue são caracterizados principalmente por:

- Dor abdominal intensa e contínua

- Vômitos persistentes

- Acúmulo de líquidos

- Sangramento de mucosa

- Irritabilidade

Gripe

- Febre

- Coriza

- Dor de garganta

- Tosse

- Dor no corpo

- Dor de cabeça

- Dores articulares

- Diarreia

- Vômito

- Fadiga

- Prostração

- Rouquidão

- Olhos avermelhados e lacrimejantes


Dados epidemiológicos

Dengue - No Tocantins, Segundo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) houve uma queda de 68,6% no número de casos confirmados de dengue, nos primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 765 casos em 2023 e 240 em 2024.

Covid - Os dados divulgados pela Integra Saúde do Tocantins apontam que desde o ínicio do ano 1.116.561 casos foram notificados, destes 7.465 foram confirmados e 8 pessoas morreram por conta da doença. 



 





 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp