Em 2022 foram registrados no Tocantins 4.865 acidentes. Os três primeiros meses deste ano de 2023 já somam 959 acidentes.

Ascom

Citando os alarmantes números de vítimas do trânsito no Estado, o deputado Vilmar (Solidariedade) propôs na sessão desta quarta, 27, um projeto de lei que institui a Semana Estadual de Trânsito no Tocantins.

"Considerando os altos índices de acidentes de trânsito envolvendo veículos e pedestres, é oportuno instituir uma semana para intensificação de ações educativas em escolas, perímetros urbanos, órgãos públicos e onde se fizer necessário", pontuou o parlamentar durante a apresentação do projeto, destacando que outros estados já instituíram esta semana de trânsito como medida de reforço à ação anual que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro.

A Semana Estadual de Trânsito

O projeto prevê que a Semana Estadual de Trânsito seja realizada anualmente na segunda semana do mês de junho e o Conselho Estadual de Trânsito fica como o órgão responsável por definir o tema que será divulgado e desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito.

"Por considerar que ações educativas são ferramentas eficientes para a conscientização das pessoas para a preservação da vida, através da adoção de medidas preventivas, é que submeto este projeto de lei à apreciação da Casa", destacou ainda o parlamentar.

Dados numéricos que justificam a necessidade de ações

Em 2022 foram registrados no Tocantins 4.865 acidentes. Os três primeiros meses deste ano de 2023 já somam 959 acidentes. O número de vidas perdidas no trânsito também chama atenção: foram 543 no ano passado e 101 em 2023 - até o final de março. Do total de vítimas de acidentes neste ano, 715 eram homens e 244 mulheres. Em relação às mortes, 41 vítimas eram motociclistas. 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp