O lançamento do projeto habitacional foi antecedido por visitas das autoridades estaduais, juntamente com o ministro, em unidades habitacionais no setor Taquari e em um complexo de apartamentos na Arso 92, na Capital.

Da Redação

Os deputados estaduais acompanharam no início da tarde desta quinta-feira, 31, o lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos). O evento aconteceu no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.

O lançamento do projeto habitacional foi antecedido por visitas das autoridades estaduais, juntamente com o ministro, em unidades habitacionais no setor Taquari e em um complexo de apartamentos na Arso 92, na Capital.

Na solenidade, no auditório do Palácio Araguaia, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou o compromisso da Casa de Leis com o programa habitacional do Governo Federal.

Amélio aproveitou a oportunidade para defender a revitalização do Pacto Federativo, com foco na valorização dos estados e municípios. “Não é justo que os municípios fiquem somente com 24% do que se arrecada nos próprios municípios. Precisa ser revista essa política”, questionou.

O presidente da Aleto defendeu ainda que para valorizar as cidades e as unidades da federação, também sejam retomadas demais obras paralisadas, como creches, escolas e rodovias, entre outras.

Ministro

O ministro Jader Filho contou que ao assumir o Ministério das Cidades encontrou 186 mil unidades habitacionais contratadas, sendo que destas, 83 mil estavam paralisadas, e que até o momento já foram retomadas as obras de 18 mil imóveis.

Jader Filho afirmou que no Tocantins tinham 24.427 unidades contratadas, das quais 17.594 estavam paralisadas, prejudicando famílias, municípios e o Estado.

Segundo o ministro, as obras de 6.509 casas que estavam paralisadas no Estado já foram retomadas, e outras 1.656 novas casas estão previstas para o Tocantins em 2023, via Programa Nacional de Habitação Rural, projetos de entidades sociais e empresas construtoras urbanas.

Jader anunciou ainda que nesta sexta-feira, 1º de setembro, será divulgada uma portaria para atender diversos municípios, permitindo que mais de 2.000 famílias sejam atendidas com obras habitacionais. Também adiantou que no dia 5 de outubro pretende entregar as unidades habitacionais do MCMV de Taquari, em Palmas.

Governador

O governador Wanderlei Barbosa enalteceu o retorno do Programa MCMV e garantiu que se dedicará para zerar o déficit habitacional no Tocantins. “Não queremos que essa agenda fique só no discurso, precisamos fazer casa para todos que precisam”, destacou.

Além de Amélio Cayres, os deputados estaduais Cleiton Cardoso (Republicanos), Cláudia Lelis (PV), Eduardo Fortes (PSD), Léo Barbosa (Republicanos), Júnior Brasão (PSB), Vanda Monteiro (PL), Nilton Franco (Republicanos), Eduardo do Dertins (Cidadania) e Luciano Oliveira (PSD) também participaram do evento.

O evento também foi prestigiado por representantes de movimentos populares; prefeitos, entre eles, a prefeita de Palmas Cínthia Ribeiro (PSDB); o vice-governador Laurez Moreira (PDT); deputados federais; secretários; e outras autoridades políticas.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp